Prefeitura adere ao projeto ‘Mil Mães Amamentando’ e realizará ato na Ponta Negra

06-11maeA Prefeitura de Manaus pretende reunir mais de mil mães, cujos bebês estão em fase de amamentação, no anfiteatro do Complexo Turístico Ponta Negra, no dia 25 de novembro, às 16h.

O ato faz parte do projeto Mil Mães Amamentando, evento que está inserido nas atividades do 13° Encontro Nacional de Aleitamento Materno e do 3° Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), que serão realizados em Manaus no período de 24 a 28 de novembro deste ano.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, explica que o Mil Mães Amamentando é um projeto que teve início nos Estados Unidos, em 2002, e no Brasil é realizado a cada dois anos em diferentes cidade, tendo o objetivo de agregar mães em um ato coletivo de amamentação, compartilhando saberes, práticas e experiências positivas e incentivando o aleitamento materno.

A presidente do Enam/Enacs e chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas, disse que no Brasil, o evento já aconteceu em Porto Alegre (RS), Santos (SP), Fortaleza (CE) e Belém (PA). “Em todo o continente americano, o recorde é do estado brasileiro do Pará, que reuniu em Belém 1,6 mil mães amamentando no ano de 2008. O projeto também é uma forma de chamar a atenção de toda a sociedade sobre a importância da amamentação para a saúde da criança”, explica Ivone Amazonas.

O Mil Mães está sendo programado para acontecer, de forma simultânea, em dez municípios do interior do Amazonas. De acordo com Ivone Amazonas, todo evento está sendo organizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, instituições privados, maternidades, entre outras entidades.

A programação terá início às 16h e seguirá até as 18h, e todas as mulheres amamentando que tenham interesse podem participar e contribuir para a divulgação da importância do aleitamento materno. Durante o evento, serão montados estandes com serviços como fraldário, atividades educativas e lúdicas para crianças, e de educação em saúde abordando amamentação, nutrição e alimentação saudável. “Estamos organizando a participação de mães atendidas nas Unidades de Saúde e Maternidades, mas todas as mulheres amamentando podem participar”, reforça Ivone Amazonas.

Texto: Eurivânia Galúcio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.