Prefeito intensifica fiscalizações e aperta prazos das obras de infraestrutura viária na capital

18-08arthurManaus – A partir do dia 1º de setembro a população poderá contar com mais uma obra que vai melhorar, significativamente, o trânsito nas proximidades do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O Complexo Viário 28 de Março foi vistoriado nesta segunda-feira, 18, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que anunciou a data de inauguração da obra. Ele também fiscalizou outras intervenções na infraestrutura viária da capital e cobrou celeridade nos serviços.

“Temos pressa porque queremos aproveitar ao máximo este verão, fazendo mais e mais obras que levem qualidade de vida às pessoas e ajudem a desafogar o trânsito. O 28 de Março, por exemplo, é uma obra monumental e feita com recursos próprios que vai beneficiar, no mínimo, os mais de seis mil carros que circulam hoje, em horário de pico, na avenida Torquato Tapajós”, destacou o prefeito.

Dentro de poucos dias, toda iluminação pública do complexo viário será concluída. Serão quase 60 luminárias de vapor metálico, luz branca, no entorno da estrutura, além de 16 luminárias na passagem de nível.

Além do complexo viário, durante grande parte desta segunda-feira o prefeito esteve realizando uma verdadeira maratona pela cidade, percorrendo canteiros de obras nas zonas Norte e Leste. Há recapeamento dos principais corredores viários, por onde passam ônibus, e onde também estão sendo realizados os serviços de drenagem profunda, para evitar alagações comuns na época de chuva, meios-fios, sarjetas e calçadas em diversos pontos da capital.

“O que queremos mostrar é que é possível, sim, enfrentar problemas antigos e que deveriam ter sido resolvidos há mais tempo. Estamos desmistificando outra lenda, que dizia que a prefeitura só trabalhava para o Centro. Na verdade, desde o ano passado já levamos muitas de nossas ações também para as regiões mais afastadas, as avenidas Autaz Mirim, Noel Nutels, Max Teixeira e tantas outras que estão sendo recuperadas. A diferença agora é que estamos mais fortemente dedicados, com ajuda do Governo do Estado, para os bairros mais carentes da cidade. O fato é que trabalhamos para a maioria, mas sem esquecer as minorias, atendendo grandes bairros ou pequenas comunidades do mesmo jeito”, afirmou Arthur Neto.

Entre as vias fiscalizadas e que estão com o serviço de recapeamento bem acelerado estão a avenida José Henriques, no bairro Novo Israel; avenida Rio Negro, no loteamento Rio Piorini; e rua Mulateiro, no Monte das Oliveiras, todas na zona Norte de Manaus. Além dessas, a prefeitura também está com suas equipes em vias dos bairros Santa Etelvina e Parque Riachuelo, também na zona Norte, e também no Jorge Teixeira, na zona Leste.

“Antes a água não tinha para onde escoar e ficava tudo no meio da rua, prejudicando ainda o asfaltamento que já não era bom. Muitos prometeram e não cumpriram. Agora estamos vendo a nossa realidade mudar para melhor e espero que isso aconteça com toda a cidade”, comentou o comerciante Demir Barbosa, 45, morador do Rio Piorini.

Força tarefa

Outra importante intervenção do município, vistoriada pelo prefeito, nesta segunda-feira, foi a obra de contenção de uma erosão, com 40 metros de extensão, na avenida Palmeira do Miriti, no Distrito Industrial 2, zona Leste.

O secretário municipal de Infraestrutura (Seminf), Luiz Borges, explicou que os trabalhos são de alta complexidade técnica, uma vez que a via possui 15,5 quilômetros de extensão, unindo a estrada do Puraquequara, passando pelos bairros Santa Inês e Jorge Teixeira, à Reserva Adolpho Ducke. Toda a extensão da avenida será recapeada e receberá serviços de drenagem profunda e superficial.

“Agradecemos muito pelo que já foi feito, porque antes nem o ônibus podia mais passar por aqui. E o melhor é que a visita da prefeitura trará ainda outros benefícios, como a limpeza do igarapé que passa na nossa comunidade e que, com o lixo, traz muitas doenças, principalmente para as crianças”, disse Marcela dos Santos, de 23, que é moradora da área.

De acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), já nos próximos dias serão enviados agentes de limpeza para atender às demandas dos moradores, inclusive com a construção de uma lixeira comunitária para evitar que os resíduos domiciliares continuem sendo jogados no igarapé.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que também está construindo uma via de acesso aos moradores da comunidade, onde também será construída uma escadaria para facilitar o deslocamento para a avenida principal.

Reportagem: Alita Falcão / Foto: Arlesson Sicsú

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.