Prefeito inaugura novo padrão de UBS na zona Norte

22-05ubsO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou, nesta quarta-feira, 21, a Unidade Básica de Saúde Norte 59 (UBS N-59), localizada na rua Bom Jesus de Irineu, Comunidade Jardim Fortaleza, no bairro Santa Etelvina, zona Norte. A nova unidade beneficiará, aproximadamente, quatro mil pessoas.
A UBS foi construída no novo padrão estabelecido para a Atenção Primária, com 130 metros quadrados, sendo equipada com um consultório médico e outro de enfermagem, dois gabinetes odontológicos, farmácia, salas de nebulização, curativo e imunização.

“Com essa unidade, vamos ampliar de 19 para 24% a cobertura da Saúde Básica aqui no Santa Etelvina e chegaremos aos 80% com mais uma UBS que vamos entregar para a comunidade. Essa é a nossa meta para toda a cidade: ampliar a nossa Rede de Saúde Manauara e desafogar os hospitais de referência”, afirmou o prefeito Arthur Neto.

Presidente comunitária do bairro Santa Etelvina, Sueli Oliveira disse que os moradores estavam aguardando ansiosos pela inauguração, devido ao grande número, principalmente, de gestantes e crianças no bairro. “Agora vamos ter uma equipe médica responsável pela nossa saúde, o que nos deixa mais tranquilos e seguros”, comemorou.

A UBS N-59 passa a oferecer atendimento seguindo as diretrizes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que objetiva a reorganização da Rede de Saúde, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo uma das estratégias de expansão a qualificação e consolidação dos serviços de Atenção Primária.

“As nossas equipes de Saúde da Família são compostas por, no mínimo, um médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde, além de cirurgião-dentista generalista e um técnico em Saúde Bucal. Essa ampliação do atendimento possibilita o tratamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabete, na própria comunidade”, explicou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

Mais serviços

Ao conhecer as instalações da nova UBS N-59, o prefeito conversou com os moradores e disse que a prefeitura levará outros serviços de infraestrutura para o Santa Etelvina. Nesta quarta-feira, o bairro já recebeu os trabalhadores do convênio “Todos Juntos por Manaus”, firmado com o Governo do Estado, que realizarão a ação tapa-buracos nas ruas da comunidade, além do recapeamento completo nos principais corredores do transporte coletivo.

“Estamos adiantados na criação de uma feira, que levará o nome do padre italiano Rogério Ruvoletto, temos mais uma UBS para ser entregue e quero ver como está o antigo Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) João Goulart e o Centro Esportivo Freitas Nobre, ambos construídos por mim e que precisam de uma grande reforma. Queremos esses aparelhos urbanos funcionando em sua totalidade, porque o povo de Santa Etelvina merece”, finalizou o prefeito.

Até o final desta gestão, a Prefeitura de Manaus pretende construir 40 novas UBSs, com três ou quatro equipes de Saúde da Família. Todas funcionando em horário ampliado, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h. Serão reformadas 45 Unidades de Saúde e haverá a ampliação de outras 18 na área rural e dez na área urbana. Os investimentos são de R$ 70 milhões oriundos do município e R$ 80 milhões do Governo Federal.

Texto: Alita Falcão e Cláudia Barbosa – Foto: Arleson Sicsú

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.