Prefeito destaca importância do novo serviço de sinalização da Marinha para o desenvolvimento da região

23-10arthurO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, participou, nesta quarta-feira, 22, da cerimônia de ativação do novo Serviço de Sinalização Náutico do Noroeste (SSN-9), criado pela Marinha do Brasil para acelerar a produção cartográfica na região da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima) e executar a manutenção da sinalização náutica, tendo em vista as alterações do tráfego fluvial.

Foram investidos R$ 5 milhões em recursos oriundos do projeto Calha Norte, nas instalações, equipamentos e recursos humanos especializados para operar o novo sistema. De acordo com o prefeito, esse é um passo importante para o desenvolvimento da Região. “Temos que ter hidrovias e esse é um começo. Isso significa dar mais segurança aos navios, que podem ser turísticos, petroleiros, transportadores de insumos para a Zona Franca, ou ainda, navios de carga que levam artigos produzidos aqui para outras partes do país”, destacou.

Ainda segundo o prefeito, a iniciativa da Marinha do Brasil vem ao encontro da necessidade de se estruturar melhor a Região, que também necessita de outros investimentos, sobretudo para a manutenção e ampliação da Zona Franca de Manaus (ZFM). “Temos a BR-319 que há muito tempo espera uma resposta, além da necessidade de investimentos em portos”, concluiu.

“As estradas da Amazônia são os rios e, à medida que conhecemos melhor suas características de profundidade e de como as águas se comportam, vamos aumentar a segurança para navegação mais fácil e rápida. Esse é um passo muito importante para a Marinha e para a Amazônia, localidade de fundamental importância para o nosso país”, afirmou o chefe do Estado Maior da Armada, Almirante de Esquadra, Carlos Augusto Sousa.

Metas para o SSN-9

O novo Serviço de Sinalização Náutico do Noroeste (SSN-9) vai apoiar o Comando do 9º Distrito Naval no conhecimento do cenário amazônico. Atualmente, existem 22 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis nos rios amazônicos. “Basicamente vamos atualizar a sinalização cartográfica dos rios Amazonas, Solimões, Negro e Madeira, expandindo a cartografia para os rios Purus, Iça, rio Branco e os demais afluentes”, divulgou o capitão de Fragata Marcelo Oro Carvalho, que durante a cerimônia de ativação de sistema foi empossado como o primeiro Encarregado do SSN-9.

O capitão disse ainda que a principal meta está na segurança da navegação e a atuação vai se basear em cima dos navios hidroceanográficos fluviais que, recentemente, foram incorporados à Marinha do Brasil. Os navios são dotados de aparelhos e mão de obra qualificada para realizar a sondagem dos rios da Bacia Amazônica.

Reportagem: Alita Falcão / Foto: Alex Pazuello

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.