
O prefeito de Manaus Arthur Neto fez questão de reunir-se com os novos funcionários concursados, de 2012, que tomaram posse na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A recepção foi feita nesta quarta-feira, 16, durante a realização do ‘Seminário de Acolhimento aos Novos Servidores da Semsa’.
De acordo com Arthur Neto, a convocação de todos os aprovados é essencial para garantir a qualidade do atendimento e a ampliação dos serviços de saúde propostas pela Prefeitura de Manaus, que pretende ampliar, entre outros serviços, a cobertura de atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) de 35% para 70%, até o final dos quatro anos de administração municipal.
“O compromisso da Prefeitura de Manaus é com a qualidade do atendimento à população, e o concurso é uma porta de entrada legítima para o serviço público, sendo extremamente necessário ao funcionamento da máquina administrativa, principalmente considerando o planejamento da melhoria dos serviços em longo prazo”, destacou Arthur Neto.
O Seminário de Acolhimento aos Novos Servidores, realizado no auditório Deodato de Miranda Leão (sede da Semsa), reuniu 231 profissionais dos níveis fundamental, médio e superior, incluindo cargos de Assistente em Administração, Auxiliar em Saúde Bucal, Condutor de Motolância, Assistente Social Geral, Cirurgião-Dentista Geral, Enfermeiro Geral, Farmacêutico, Farmacêutico com Especialização em Análises Clínicas, Médico Clínico-Geral, Médico Ginecologista, Médico Ginecologista-Obstetra, Médico Infectologista, Médico Neonatologista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Ultrassonografista e Médico Urgencista.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que o seminário foi promovido como forma de acolher os servidores empossados, proporcionando um espaço para a integração e para o esclarecimento de dúvidas “O acolhimento dos novos servidores também é uma estratégia para se inserir os profissionais no processo de construção da nova proposta de reordenamento do processo de trabalho na Atenção Primária. Assim, todos poderão ajudar a construir um novo modelo de saúde que esteja vinculado a valores como compromisso, responsabilidade e inovação na área da saúde”, ressaltou Evandro Melo.
Durante o seminário, houve a apresentação do funcionamento das subsecretarias de Gestão da Saúde e de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, além da apresentação do Estatuto do Servidor, do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), dos procedimentos necessários para Avaliação Especial de Desempenho (AED) e da Avaliação Periódica de Desempenho (APD), do Manual de Conduta do Servidor Público, e de orientações quanto aos serviços da Manausmed e da Manausprev.
“A Semsa possui 10 mil servidores e 96% são profissionais concursados, e o objetivo da Prefeitura de Manaus é garantir que todos estejam qualificados para exercer suas funções e comprometidos com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, afirmou Evandro Melo.
Para o servidor Josué Martins, aprovado para o cargo de condutor de veículos de emergência do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) e que foi chamado para posse em outubro de 2012, o ingresso no serviço público através de concurso assegura o mérito e a competência de cada servidor. “Na Secretaria Municipal de Saúde, além do privilégio que é poder ajudar as pessoas que precisam de atendimento, temos a possibilidade de evoluir na carreira através do desempenho e comprometimento de cada um no serviço”, afirmou Josué Martins.
Em 2012, o concurso público da Semsa ofereceu 520 vagas para profissionais médicos em diferentes especialidades e 1.390 vagas para as demais categorias profissionais, sendo que já foram convocados 806 profissionais para a posse.
Assessoria de Comunicação – SEMSA