Prefeito ajusta metas na primeira reunião do secretariado após reforma administrativa

Depois da reforma administrativa, Arthur reúne pela primeira vez o secretariado
Depois da reforma administrativa, Arthur reúne pela primeira vez o secretariado
Depois da reforma administrativa, Arthur reúne pela primeira vez o secretariado

Manaus – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, reuniu pela primeira vez o secretariado após concluir as mudanças da reforma administrativa, que reduziu de 27 para 20 o número das estruturas de governo. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 11, no Centro Cultural Palácio Rio Branco, no Centro.

“Falamos das principais metas para este ano e das dificuldades de cada pasta. No fundo, a pauta teve relação com o orçamento e com recursos, principalmente pelo período de crise econômica que passa o país”, destacou o prefeito, acrescentando que a determinação é para que as medidas de proteção dos investimentos da cidade sejam cumpridas prioritariamente.

“Uma das preocupações aqui apresentadas foi o atraso no repasse do SUS – Sistema Único de Saúde – fundamental para darmos continuidade na construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na capital”, destacou Arthur.

Ainda segundo o prefeito, as obras de ampliação da rede municipal de saúde não serão interrompidas, mas ele cobrará providencias quanto aos atrasos no repasse. “Quero saber se isso acontece em outras cidades de outros estados para alinharmos as nossas cobranças ao cenário nacional. Se isso for conformado, fica claro o retrocesso do desenvolvimento do Brasil”, disparou.

Entre os principais procedimentos que estão sendo adotados pelo Executivo Municipal para o enfrentamento da escassez de recursos está o corte no custeio da máquina pública. Cada secretário agora tem a missão de reduzir seus gastos e otimizar seus recursos. “Não tem como se perceber queda de arrecadação sem diminuir, pelo menos, de maneira correspondente os gastos de custeio”, defendeu o prefeito.

Arthur disse enxergar um horizonte ‘cinzento’ no crescimento econômico do país. “A crise levou o Brasil a mergulhar em uma profunda recessão e o que prevejo são dois anos de crescimento medíocre e uma inflação que, para não chegar à casa dos dois dígitos (10%), vai exigir uma dose ‘cavalar’ de aumento de juros, que por sua vez enfraquece a movimentação econômica do país”, avaliou.

Mesmo com as medidas de ajuste no orçamento, o prefeito afirmou que os principais projetos do Município serão mantidos, sobretudo em infraestrutura, saúde e educação. O caminho a ser seguido passa pelo corte de gastos, mas sem gerar contingenciamentos. “Já tivemos isso e não quero aumentar o contingenciamento, prefiro dessa vez que cada secretário indique seus planos prioritários para que dentro do nosso orçamento possamos fazer”, frisou Arthur.

As metas estabelecidas deverão ser cumpridas em duas etapas: primeiro até o final deste ano, depois até 2016. O foco é liquidar o maior número de projetos da atual gestão e deixar o orçamento da prefeitura organizado para os próximos quatro anos de administração.

Ajustes nas principais ações

Entre as deliberações dos secretários com o prefeito, ficou decidido, por exemplo, descentralizar a elaboração de projetos de engenharia, atualmente a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Vamos disponibilizar uma equipe técnica para atender as demandas específicas das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) para diminuir a sobrecarga na Seminf e dar mais agilidade nos projetos de outras pastas”, informou o prefeito.

Outras demandas apresentadas foram o reforço da iluminação pública nos cemitérios cuidados pela prefeitura, reforma dos terminais de ônibus, assim como a continuidade de implantação do Bus Rapid System (BRS) em outros cinco corredores da cidade. Também foram debatidas as novas etapas do processo de realocação dos camelôs das ruas do Centro para as galerias populares, além da finalização do Plano de Mobilidade e da implantação do BRT – Bus Rapid Transit.

Para assegurar que as prioridades sejam cumpridas, a ideia agora é que toda segunda-feira haja uma nova reunião técnica entre o prefeito e o seu secretariado.

Amazonianarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.