Povos de matriz africana têm espaço no Réveillon da Ponta Negra

(Foto: Afinsofia)

O tradicional Festival de Yemanjá, realizado em Manaus na Ponta Negra durante o Réveillon teve início no último dia 29, e segue sem interrupções até às 8h do primeiro dia de 2014.

Com a proximidade da virada do ano, a procura pelo movimento tende a aumentar neste dia 31. O evento da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama) é realizado pela Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé e conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Neste ano, a estrutura do festival foi montada na Praia da Ponta Negra, nos limites com o Tropical Hotel. Nos anos anteriores, o evento acontecia na área da Prainha, no início da orla. Com o apoio da Prefeitura, a organização do evento aumentou a estrutura. Nove tendas são utilizadas para atendimento e distribuição de material de orientação e combate às DSTs/AIDS, com distribuição de preservativos, assim como orientação sobre o combate à tuberculose e hepatites virais.

O objetivo é proporcionar ao povo tradicional de matriz africana um espaço adequado e seguro para realização de suas manifestações culturais e religiosas, bem como receber interessados em realizar oferendas a Yemanjá.

O coordenador geral da Aratrama, Alberto Jorge, avaliou que este apoio da Prefeitura sinaliza o respeito ao povo tradicional da matriz africana. “Nós nos sentimos valorizados enquanto cultura, já que tivemos esse apoio com estrutura adequada e respeito à liberdade de nossa manifestação cultural”, disse Alberto.

A Aratrama informou que o novo espaço está aberto a todos de forma gratuita e com toda segurança feita pela Polícia Militar e atendimento, caso necessário, do Corpo de Bombeiros, além da estrutura de banheiros químicos na área do evento. “Desta forma, as pessoas não precisam mais se deslocar perigosamente até a Prainha para realizar suas oferendas, como ocorria em anos anteriores”, afirmou o coordenador.

Informações
8431.1212 Alberto Jorge – Coordenador da Articulação Amazônica dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Aratrama).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.