Posto de biometria do TRE já funciona no Balneário do SESC

inauguração da biometria do ter no balneário do sesc
inauguração da biometria do ter no balneário do sesc
inauguração da biometria do ter no balneário do Sesc

Manaus – AM – Nesta quarta-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas inaugurou  mais um posto biométrico na capital. Desta vez, a população da região centro-oeste de Manaus foi a maior beneficiada, isso porque, na manhã de hoje, foi instalado, no Balneário do SESC, um posto de recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral. No local estão disponibilizados 19 guichês, com capacidade para atender aproximadamente 750 pessoas por dia.

Com o funcionamento desse posto, a população de Manaus tem a sua disposição 08 postos de atendimento, já que outros foram desativados: “Quando alguns postos não estão mais atendendo a finalidade a que se propuseram, entendemos que, naquele momento, o posto já cumpriu sua missão, então entendemos por desativá-lo. É o caso do posto antes instalado no Centro de Convivência do Idoso (Aparecida), bem como daquele que funcionava na AADES”, afirmou a desembargadora Socorro Guedes, presidente do TRE-AM.

Mais postos serão abertos

Segundo a presidente do Tribunal, “outros dois postos serão abertos, ainda no mês de outubro. Um no CMA (Comando Militar da Amazônia), fruto de um convênio com o exército brasileiro, que nos disponibilizou não só o espaço físico, mas toda a estrutura indispensável ao atendimento da população”.

“O outro posto – e de público quero registrar meus agradecimentos à Prefeitura de Manaus -será instalado na SEMED, já que esta Secretaria é, dentre as do município, aquela que abarca o maior número de servidores, em torno de 15 mil pessoas. Teremos, dessa forma, um posto que não será direcionado apenas às pessoas que ali labutam, mas sim a toda a coletividade do entorno”, destacou a desembargadora.

O cumprimento de uma meta

Para a desembargadora Socorro Guedes, a Justiça Eleitoral cumpre, com a abertura desse posto, mais uma etapa para viabilizar a missão de concretizar a biometria até o fechamento do cadastro. “Estamos  realizando a biometria em Manaus desde novembro de 2014, no entanto, de forma ordinária, com os nossos próprios recursos e, principalmente, através de importantes parcerias”.

Ainda segundo a presidente, “todo esse esforço nos dá a certeza de que cumpriremos a nossa meta, que é fazer a biometria em toda Manaus, de tal forma que, nas eleições de 2016, todos os eleitores de Manaus estejam aptos a votar pela biometria. Vale lembrar que restam três municípios da Região Metropolitana de Manaus onde, com muito esforço, viabilizaremos a biometria, quais sejam, Careiro Castanho, Silves e Autazes”.

Sobre a importância da biometria

A presidente do Tribunal fez questão de enumerar as diversas vantagens que a biometria traz diversas para a população de Manaus. “Em primeiro lugar, pensando numa cidade como Manaus, pelas suas dimensões, dá-nos a oportunidade de realizar a revisão eleitoral, ou seja, todos os eleitores de Manaus têm que passar pela biometria, sob pena de ter seu título cancelado.

Dessa forma, teremos como saber, com precisão, quantos são os nossos eleitores. Teremos não só o número, como também saberemos quem são. Outra grande oportunidade que nós temos, a partir da biometria, é de fazer o rezoneamento, que consiste em dividir as 13 zonas eleitorais na capital, de forma que todas elas tenham um número semelhante de eleitores, facilitando assim a vida do cidadão.

Não é a toa que no dia em que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu recadastramento, o eleitor deve levar consigo um documento oficial com foto e um comprovante de residência, justamente para que, a partir da análise daquele comprovante, o eleitor possa votar numa escola próxima de sua residência. Por fim, o rezoneamento irá também coibir um crime ainda comum na capital no dia da eleição: o transporte de eleitor.

Ainda há essa prática criminosa. Temos denúncias da tentativa de transporte de eleitor. Ora, se a Justiça Eleitoral do Estado está possibilitando que o eleitor possa votar mais próximo de sua residência isso vai representar comodidade para o cidadão e segurança para a Justiça Eleitoral”.

Neste balneário, próximo ao Coj. Ajuricaba, fica o posto de biometria  do tRE
Neste balneário, próximo ao Coj. Ajuricaba, fica o posto de biometria do tRE

Agendamento eletrônico

Nas palavras de desembargadora Socorro Guedes, “o agendamento eletrônico veio para evitar filas. Se não agíssemos assim, seríamos obrigados distribuir senhas para mais de 1 milhão de pessoas, o que causaria um enorme transtorno. Desta feita, podemos afirmar que o agendamento veio como verdadeiro respeito ao cidadão que, agendando, não tem a menor necessidade de chegar de madrugada, ao passo que evitamos também o comércio em torno de filas, já que muitas pessoas vendiam suas vagas.. A ideia realmente foi humanizar o atendimento”.

Vale ressaltar que o atendimento deve ser agendado pelo site (www.tre-am.jus.br). No dia e hora marcados o eleitor deve levar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência atualizado e título de eleitor (se existente).

Para o primeiro alistamento, os homens maiores de 18 anos devem apresentar quitação militar. Já para os maiores de 70 anos de idade, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito do voto.

O eleitor que não atender ao chamado da Justiça Eleitoral do Amazonas terá seu título cancelado e, entre outras sanções, fica impedido de votar, inscrever-se em concurso público e tirar passaporte.

Outros Postos

 

O TRE lembra, que o cadastramento biométrico é obrigatório
O TRE lembra, que o cadastramento biométrico é obrigatório

Há postos de atendimento em diversos locais da cidade para que o eleitor possa fazer sua biometria. No entanto, vale lembrar, mais uma vez, que é indispensável fazer, previamente, o Agendamento pelo site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br). Os locais de atendimento em Manaus são os seguintes:

1 – Central de Atendimento ao Eleitor (CATE A E CATE B) – Prédio anexo à sede do Tribunal Eleitoral, localizado no bairro Aleixo.

2 – Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Shopping Via Norte.

3 – Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), Shopping Cidade Leste.

4 – Clube do Trabalhador (SESI) – Av. Cosme Ferreira , 3295 – Manaus, AM – Cep: 69083-000.

5 – Arena da Amazônia – localizado entre a Arena e o Sambódromo, com acesso pela Rua Flaviano Limonge.

6 – Balneário do SESC – localizado na Av. Constantinopla, S/N, Bairro Planalto, CEP.: 69.045-000

Amazonianarede-TRE,AM

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.