Manaus – Prevaleceu o bom senso. Como o equipamento esta em falta nas lojas especializadas da capital, por enquanto, elo menos por 30 dias, dependendo de resposta do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), os motoristas do Amazonas poderão ficar livres de multas por ainda não terem trocado o extintor BC pelo novo extintor recomendado, ABC.
Mas é bom ficar claro, que, apenas após resposta do CONTRAN ao Detran-AM, que enviou ofício ao órgão nacional, solicitando autorização para adiamento do prazo para o início das multas.
De acordo com o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitosa, ele se reuniu com o comando do Batalhão de Trânsito (BATRAN), da Polícia Militar do Amazonas, para definir que, neste final de semana, as blitz dos dois órgãos serão apenas educativas, sem a cobrança do extintor.
Leonel explica que, a exigência para o uso de extintores ABC é que este tem capacidade de apagar incêndios de sólidos, papéis, madeiras e tecidos, ao contrário do BC.
Segundo ele, a portaria com a nova medida é de 2004 e houve dez anos para adaptação e uso do novo equipamento.
Quem adquiriu carros a partir de 2006 já o fez com o novo extintor. Como eles têm validade de seis anos, só precisam trocar os donos de automóveis com ano de fabricação até 2012.
Irritado com mais uma exigência que afeta seu bolso num época de muitos gastos com outros encargos – IPVA, IPTU, fardamento e livros escolares para os filhos etc. – o motoristas protesta.
Por outro lado, com um aumento do número de carros pegando fogo nas ruas de Manaus – por um motivo ou por outro – como nunca visto, nos últimos anos, o melhor, mesmo, é prevenir, em vez de remediar.
Amazonianarede-Detran