População do Amazonas passa dos 4 milhões e Manaus ultrapassa 2 milhões de habitantes

População do Amazonas passa dos 4 milhões e Manaus ultrapassa 2 milhões de habitantes

Dados apontam  estado como 13º estado com mais habitantes no país. Em um ano estado ganhou mais de 63 mil habitantes.

Amazonas – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (30) estimativas da população residente nos municípios brasileiros em 2016. Segundo os dados, o Amazonas é o 13º estado mais populoso, correspondendo a 1,9% do total da população brasileira.

A capital, Manaus, é o município com mais habitantes, ultrapassando o número de dois milhões.

Segundo dados do IBGE, a população estimada do Amazonas é de 4.001.667 milhões de habitantes, sendo o segundo estado mais populoso da região Norte.

Na lista de estados mais populosos do país, o Amazonas subiu de 14º para 13º lugar, com um ganho de mais de 63 mil habitantes de 2015 para 2016.

Ainda segundo a estatística, os maiores municípios do Amazonas em população são Manaus, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Coari.

Entre os anos de 2015 e 2016, Manaus foi o município que mais cresceu em números absolutos de habitantes, 2.094.391.

A capital amazonense “ganhou” mais de 36 mil pessoas. Segundo o IBGE, a capital do Amazonas está em 7º lugar na lista dos 17 municípios com mais de 1 milhão de habitantes, com população estimada de 2.094.391 de habitantes.

Entre os municípios do interior, Itacoatiara foi o que mais cresceu, com 1.381 habitantes a mais.

Oito municípios amazonenses perderam população, como Fonte Boa, Japurá e Jutaí. Segundo o IBGE, queda é decorrente da taxa de crescimento negativa que esses municípios possuem.

Os cinco menores municípios em número de habitantes são Japurá, Itamarati, Itapiranga, Silves e Amaturá, com uma faixa que varia entre 4 mil e 11 mil habitantes.

Taxas de crescimento

As Taxas de Crescimento Geométrico (TCG) são e responsáveis pelo calculo que estima a população de cada municípios. As menores TCG no Estado estiveram com os municípios de Japurá, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Iça, e Tapauá.

Já as melhores taxas ficaram com os municípios de Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Juruá, Presidente Figueiredo e Ipixuna.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos.

Amazoninarede-Sistema Globo/IBGE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.