A coordenação do movimento no Amazonas é de responsabilidade do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC). Segundo a Estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 340 mulheres devem ser acometidas pela doença este ano no Amazonas, 290 delas só na capital.
“Quanto mais cedo é detectado o câncer de mama, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Por isso, temos insistido em ações de conscientização que mostrem para a população feminina a importância do auto-exame das mamas e da mamografia após os 40 anos, os quais podem levar ao diagnóstico precoce da doença”, ressaltou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade.
O movimento Outubro Rosa, que envolve organizações governamentais, não governamentais e sociedade civil, teve início em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA).
O movimento se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público. De acordo com a chefe do DPCC, enfermeira Marília Muniz, tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa, pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças, mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa.
Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa na Itália; o Arco do Triunfo em Paris, a Casa Branca em Washington e as Pirâmides do Egito. No Brasil – país que aderiu fortemente à campanha – já foram iluminados o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas em Manaus, a Pinacoteca em São Paulo, a Ópera de Arame no Paraná e o memorial Juscelino Kubitschek em Brasília, entre outros.
Pré-lançamento
O pré-lançamento do evento Outubro Rosa acontecerá no prédio da FCecon, localizado na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona centro-oeste, às 9h do dia 1º, com a distribuição de flores a pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição, além de outras ações a serem desenvolvidas pelo Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas das Amazônia (Gamma), com o apoio das demais Organizações não Governamentais (ONGs) envolvidas no combate ao câncer.
As entidades que participam do evento são Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc), Lar das Marias, Lar do José, Amigos da Saúde, Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Durante todo o mês de outubro, o Gamma desenvolverá atividades alusivas à campanha, como os Dias de Beleza Verde e Rosa, previstos para os dias 5 e 18, e cujo objetivo é promover a mudança no visual de pacientes e funcionários do hospital durante as ações.
Evento principal
O evento principal no estado do Amazonas será a iluminação da Ponte Rio Negro, que possui 3,5 mil metros de extensão, e acontecerá simultaneamente às iluminações do Teatro Amazonas (Centro), sede do Governo do Estado, Câmara Municipal de Manaus (localizadas na Compensa), Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam, Instituto da Mulher Dona Lindú (ambas na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga Recife), Vila Olímpica, Lacc (localizadas no Dom Pedro), instalações da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A Ponte Rio Negro é a terceira no País escolhida para receber a iluminação do Outubro Rosa. Ela terá um dos lados interditado para o evento, que contará, ainda, com a participação do grupo Pedala Manaus, cujos membros farão a travessia da ponte em bicicletas, com o suporte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).
Outros municípios
Além de Manaus, também confirmaram participação na campanha os seguintes municípios amazonenses: Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Silves, Guajará, Careiro Castanho, Carauari, Japurá, Fonte Boa, Novo Airão, Itamarati e Humaitá. Eles iluminarão ambientes públicos, como Unidades de Saúde da Família, secretarias, prefeituras, igrejas, orlas, rodoviárias, entre outros.
(Por:Agecom)