Policlínica de Odontologia da UEA oferece cirurgias gratuitas em bucomaxilo

Amazonianarede – Agecom

Manaus – Remoção de dentes impactados, tratamento de cistos e tumores na cavidade oral são alguns exemplos dos problemas atendidos na Policlínica de Odontologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Por mês, o serviço de bucomaxilo realiza uma média de 50 procedimentos. O atendimento especializado é gratuito e é voltado às pessoas que não podem custear o serviço na rede particular de saúde.

Cerca de 70% dos pacientes atendidos pelo serviço especializado moram em Manaus. “O tratamento é específico para cada doença e pode terminar com a cirurgia. Em alguns casos, esse tratamento pode levar meses devido à complexidade”, explica o professor da UEA e odontólogo, Valber Martins.

O serviço conta com cinco professores especializados em Cirurgia Bucomaxilofacial. Eles também são os responsáveis pelo curso de capacitação voltado para cirurgia bucal avançada, que capacita cirurgiões-dentistas para o atendimento de casos mais complexos de cirurgias bucais. “Os pacientes são encaminhados pela rede de saúde pública ou chegam à Policlínica sob demanda espontânea. Após uma triagem, é agendado o tratamento. As cirurgias acontecem uma vez ao mês, sempre aos sábados”, informa.

Onde buscar o serviço

A Policlínica de Odontologia está situada na Avenida Codajás, nº25, Cachoeirinha, horário de funcionamento de 8h às 12h e das 14h às 17h. É um moderno complexo com sete andares e 145 cadeiras odontológicas. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e 14h às 17h.

A policlínica é o único local com serviço de saúde gratuito no Amazonas com tomógrafo odontológico computadorizado, aparelho que permite a visualização de imagens tridimensionais do tecido ósseo da face. “É usado no tratamento de pessoas que sofreram acidentes com fraturas no rosto”, pontuou um dos professores do curso de Odontologia, Marcelo Vinícius de Oliveira.

O curso de Odontologia oferecido pela UEA alcançou nota 4 (a nota máxima é 5) no último Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação. Em onze anos de funcionamento do curso, a UEA formou 326 cirurgiões-dentistas, conforme dados da Secretaria Acadêmica Geral da Universidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.