Policlínica Codajás entrega 7.000 equipamentos para pacientes estomizados a partir desta sexta-feira (9)

Policlínica Codajás
Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás, entrega nesta sexta-feira (9) e na próxima segunda (12) cerca de sete mil equipamentos para aproximadamente 600 pacientes atendidos pelo Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid). A concessão será realizada a partir das 14h, no auditório da unidade ambulatorial (Rua Codajás, 26 – Cachoeirinha). A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Estomizada, celebrado no dia 16 de novembro.

Por ocasião da data, a Policlínica Codajás preparou programação especial, que prossegue até o dia 19 deste mês. Este ano, o evento traz como tema “Nos ouçam nas diversas formas de se ouvir e se comunicar” e tem como novidade a parceira com a empresa BMD/Convatec, que apresentará aos participantes a campanha “Abraço”, visando promover a autoestima e habilidades dos usuários estomizados.

“Esse momento serve para mostrar que, apesar da deficiência e das limitações, os estomizados são pessoas importantes e laborativas, e não estão impedidos de desenvolver suas atividades”, destacou a supervisora do Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, afirmando que o objetivo visa promover a melhoria na qualidade de vida dos usuários, assegurando o direito dos estomizados.

“O direito à vida, à assistência e ao convívio social são direitos dos estomizados, determinantes para a manutenção da sua autoestima”, reforçou o diretor da unidade de saúde, Fábio Manabu Shimizu. O gestor destacou que também é importante o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Paid para a qualidade de vida dos pacientes. “A avaliação e o acompanhamento dos estomaterapeutas são cruciais no tratamento, pois são profissionais que atuam como cuidadores da condição do estomizado”, disse.

Programação

Além da entrega de equipamentos para estomia intestinal e urinária, na tarde desta sexta-feira, a atividade educativa ficará por conta da palestra “Autoimagem e Autoestima”, com a psicóloga Grace Araújo, da Policlínica Codajás. Já na segunda-feira (12), o tema “O Ser Estomizado” será facilitado pelo psicanalista Antônio Lima, da BMD/Convatec.

Nos demais dias, a programação segue com a exposição de artesanato produzido por pacientes atendidos pelo Programa. A mostra ficará disponível no horário das 8h às 12h, no hall da unidade de saúde, onde profissionais do Paid também prestarão informações sobre a pessoa estomizada, os equipamentos para estomia e ainda a respeito do câncer intestinal.

A data

O Dia Nacional da Pessoa Estomizada foi instituído através da Lei nº 11.506, de 19 de julho de 2007, aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.