Manicoré-Manaus – Um grupo suspeito de uma série de roubos em agências bancárias, preso pela Polícia Civil na madrugada de sábado (4) em Manicoré, teve liberdade concedida pela Justiça do Amazonas.
Na decisão, o juiz Erivan de Oliveira Santana considerou a prisão ilegal. Segundo a polícia em Manaus, o grupo se preparava para assaltar um banco público no município situado no Sul do Amazonas.
Eles foram soltos no domingo (5). De acordo com a decisão do magistrado, a prisão em fragrante realizada por policiais de Manaus deveria ter sido decretada no município de Manicoré. No dia 5, o promotor do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Raimundo do Nascimento Oliveira, se manifestou a favor do declínio de competência.
“Estava no plantão judiciário ontem [domingo, 5], quando a polícia mandou comunicação sobre a prisão de quatro homens dentro de um hotel em Manicoré. Segundo os policiais, eles “pensavam” em assaltar, mas não assaltaram o Bradesco. Como eles não trouxeram informação concreta, tomei minha decisão”, disse o juiz, por meio da assessoria do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Investigados
O delegado Adrino Félix informou, nesta segunda-feira (6), que os homens estavam sendo investigados há dois meses, após um roubo ocorrido na sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) no dia 19 de fevereiro. No sábado, a polícia conseguiu interceptar o grupo antes da execução de mais um crime, segundo o delegado. Os quatro homens – com idades entre 19 e 43 anos – foram localizados em um hotel na cidade de Manicoré.
Os suspeitos foram trazidos de Manicoré para Manaus em um aeronave fretada e desembarcaram no Terminal II do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes no começo da tarde de sábado.
“Resolvemos fazer a abordagem antes da ação criminosa, tendo em vista que poderia ocorrer confronto e troca de tiros, e pessoas inocentes poderiam ser feridas. A finalidade da quadrilha era roubar o banco do Brasil de Manicoré, que fica na praça central da cidade, e um dia antes da possibilidade do furto, os caixas haviam sido abastecidos com dinheiro”, disse Féliz.
As investigações da polícia apontaram que a quadrilha teria chegado a Manicoré na última sexta-feira (3) e se preparava para arrombar caixas eletrônicos de uma agência bancário no município.
Com os suspeitos, as equipes da polícia apreenderam furadeiras elétricas com brocas de ponta de diamante, que possivelmente seriam usadas para perfurar os caixas eletrônicos da agência bancária.
Segundo a polícia, durante o assalto aos caixas eletrônicos da Funasa, localizada na Zona Oeste de Manaus, os suspeitos triam tomado cinco armas de fogo dos seguranças que estavam no local, coletes balísticos e furtado equipamentos eletrônicos. Uma quantia de dinheiro não divulgada também foi furtada. O grupo também é suspeito de arrombar outras duas agências bancárias e uma agência dos Correios na capital.
Amazonianarede-TVAM