S. Gabriel da Cachoeira, AM – Pelo menos 20 estrangeiros, entre colombianos e venezuelanos, foram encaminhados à sede da Polícia Federal (PF) de São Gabriel da Cachoeira, distante 852 km de Manaus, após uma operação para combater o trabalho ilegal no município, nesta sexta-feira (18). Segundo a PF, eles trabalhavam em comércios do Centro da cidade de forma irregular. Dois estabelecimentos foram fechados.
A operação contou com o apoio do Exército Brasileiro. Durante a ação, várias ruas do centro comercial de São Gabriel foram fechadas. A Polícia Federal confiscou a documentação pessoal de diversos estrangeiros que trabalhavam na área.
Muitos colombianos, que saíram do país de origem para fugir de conflitos entre o Exército e as guerrilhas, entraram no Brasil de forma ilegal, conforme a PF. Muitos deles, inclusive, seriam donos de estabelecimentos comerciais do município ilegalmente.
Dois comércios na área foram fechados. Segundo o escrivão da Polícia Federal Frank Botelho, diversas irregularidades foram encontradas nos locais. “Percebemos que São Gabriel tem recebido inúmeros imigrantes fixando residência de forma irregular. Foi constatado ‘in loco’ que essas empresas geralmente estão empregando sem assinatura de carteira de trabalho”, comentou, em entrevista à Rede Amazônica.
Os estrangeiros ilegais foram encaminhados ao posto de origem de entrada no país.
Amazonianarede-Rede Amazônica