Polícia Civil prende nove PMs acusados de envolvimento com tráfico de drogas

PMs presos

PMs presos

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – Nove policiais militares, acusados de envolvimento com tráfico de drogas nas Zonas Norte e Leste da cidade, foram presos na manhã desta quinta-feira (28) por Policiais Civis. A ação foi coordenada pelo Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Delegado Emerson Negreiros.

Foram os Policiais Civis do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP) que deram início às investigações, após receberem denúncias anônimas de comunitários e policiais militares que não compactuavam com as práticas ilegais dos colegas e estavam sendo ameaçados pelos acusados.

Após sete meses de investigações, os terceiros sargentos Alcimar Moreira e Vivaldo Vieira, os cabos Robson dos Santos e Edison França e os soldados Andrews Silva, Heidman Ricarte, Marcio Gonzales, Alan Perea, e Wilmar do Carmo foram presos na manhã de hoje. Todos os acusados são lotados na 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

A Polícia Civil realizou uma coletiva de imprensa após as prisões para esclarecer o envolvimento dos militares com o tráfico de drogas. Participaram da iniciativa o Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, o Diretor do DPM, Delegado Emerson Negreiros, o Comandante da Polícia Militar Almir Davi, e o Secretário Executivo Adjunto do Programa ‘Ronda no Bairro’, Tenente-Coronel Amadeu Soares.

Durante a coletiva, o Diretor do DPM, Delegado Emerson Negreiros, relatou como foi realizada a ação. “A operação foi planejada e realizada de forma organizada. Considerados uma operação que chamamos de fria. Os acusados chegaram à delegacia para uma audiência e foram surpreendidos quando foram conduzidos a uma sala, onde receberam voz de prisão”, explicou Negreiros.

Ainda de acordo com o Delegado, ficou comprovado durante as investigações que eles cometiam os crimes nos bairros da Zona Norte e Leste, e não agiam de forma coordenada. “Alguns deles consumiam as drogas apreendidas e outros ficavam com as drogas para vender aos traficantes da área”, declarou o Diretor do DPM.

O Comandante da Polícia Militar, Coronel Almir Davi destaca os procedimentos que irão ser feitos com os policiais militares que estão envolvidos nesses crimes. “Iremos realizar um conselho disciplinar, que irá juntar todas as provas dos crimes cometidos por eles. Essas provas irão colaborar com inquérito contra os nove e teremos 90 dias para concluir os processos administrativos. A partir daí o conselho poderá decidir pela exoneração dos nove policiais da corporação”, argumentou Almir Davi.

Os policiais militares, além dos conselhos administrativos, irão responder pelos crimes de Tráficos de Drogas, Associação para o Tráfico (Art. 33 e 35 da Lei 11.343/06) e Corrupção Ativa e Passiva (Art. 332 e 316 do Código Penal Brasileiro). Eles ficarão presos no Batalhão de Guarda da Polícia Militar, à disposição da Justiça.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.