Manaus – Policiais Civis da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) em ação conjunta com servidores do 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP), coordenados pelo delegados Titulares Linda Gláucia Moraes e Walter Cabral Filho, respectivamente, prenderam na manhã desta terça-feira (27), por volta das 9h30, José Inácio do Nascimento, 21.
O jovem estava sendo procurado por cometer roubo e estupro ocorridos na tarde de segunda-feira (26), por volta das 13h, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da cidade. Uma criança de 10 anos e sete adolescentes, com idades entre 12 e 14 anos, foram abordados por José na rua onde estudam e afirmaram que o jovem, utilizando uma arma de fogo e uma faca, teria rendido o grupo.
Os oito foram obrigados a ir até um matagal, onde tiveram os celulares, bolsas e materiais escolares roubados pelo infrator.
Em depoimento, as vítimas disseram que José falou que a irmã dele havia sido roubada e que, por isso, ele estava atrás do culpado. Na hora do delito ele ordenou que todos tirassem as roupas e perguntou qual deles era o mais corajoso. O grupo indicou a garota de 12 anos e foi nesse momento que o homem teria comentado que ela aprenderia a ter medo, a estuprando em seguida.
A Titular da DEPCA, Delegada Linda Gláucia Moraes, comentou sobre a ocorrência. “Após a denúncia e pelas características repassadas pelas vítimas nós identificamos José. O jovem está cumprindo pena por roubo no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Tentamos fazer essa prisão lá na penitenciária, no entanto o detento não voltou para pernoitar”, comentou.
A equipe de investigação do 26º DIP, juntamente com a guarnição da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), conseguiu localizar o suspeito na manhã de hoje, na casa da mãe dele, localizada na rua Matrinxã, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.
“Quando chegamos na residência a mãe dele ainda tentou despistar a nossa equipe para dar fuga ao homem. No entanto, nós já havíamos cercado o local e no momento em que ele tentava fugir pulando o muro, conseguimos prendê-lo”, declarou o Delegado Titular do 26º DIP, Walter Cabral Filho.
Na DEPCA a menina de 12 anos identificou o homem como sendo o autor do estupro. De acordo com a Delegada Linda Gláucia Moraes, o exame de conjunção carnal realizando no Instituto Médico Legal (IML) confirmou o crime.
Na tarde de ontem, por volta das 15h, uma nova vítima compareceu à DEPCA para formalizar denúncia de estupro ocorrida em novembro do ano passado. Segundo a Delegada Linda Gláucia Moraes, a vítima fez o reconhecimento de José como autor do crime e disse que tinha 15 anos em 2013, quando ocorreu o delito.
José foi flagranteado por estupro de vulnerável (Artigo 214 – A do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA ) e roubo (Artigo 157 da Lei 2.848/40). Após os procedimentos na Especializada ele será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irá aguardar decisão da Justiça. O recurso de semiaberto que ele cumpria pena anteriormente será revisto pelo Poder Judiciário.
Fonte: Ascom