Polícia Civil participa de missão organizada pelo Ibama

A Polícia Civil do Amazonas, por meio de investigadores do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), participou de missão de combate a exploração ilegal de madeira e garimpo, realizada durante 15 dias pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do País.

A iniciativa teve o objetivo de combater e fiscalizar por via aérea locais onde existam irregularidades ambientais, diminuindo assim, os impactos causados ao meio ambiente.

Os dois investigadores da Polícia Civil do Amazonas, participantes da missão, Álvaro Steinheuser e Jonas de Oliveira, foram convidados pela equipe do Ibama durante instrução de nivelamento ocorrida no mês de junho, na sede do Grupo FERA, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste . Os dois atuaram dando apoio e fazendo a segurança dos pilotos e tripulantes das aeronaves utilizadas na ação.

Durante 15 dias foram feitas notificações, aplicações de multa, além de apreensões de madeiras de procedência irregular.

Os estados fiscalizados foram: Pará, Mato Grosso, Mato Grosso de Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. Em todos eles foram encontradas irregularidades ambientais, como uso indevido do solo, garimpos clandestinos e exploração ilegal de madeira. Foram encontrados também garimpos abandonados, com água altamente tóxica.

De acordo com os investigadores, essa foi uma experiência única, onde os conhecimentos obtidos em cursos de capacitação foram colocados em prática.“Conseguimos fazer um estreitamento entre as instituições de segurança de todo o Brasil, além de estarmos fazendo parte de situações reais, sendo necessária bastante atenção e técnica”, declarou o investigador Álvaro Steinheuser.

(Fonte: Ascom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.