Polícia Civil participa de fórum sobre o combate ao preconceito à grupos sociais

13-11policiaManaus – O instituto de ensino, integração e segurança pública (Iesp), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu início nesta quarta-feira (12), ao 2º Fórum de Debates do Policial do Futuro.

O evento acontece no Centro de Convenções da Amazônia “Vasco Vasques”, ao lado da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, localizada na Avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus.

O Fórum também conta com o apoio e participação da Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). No primeiro dia da solenidade, o evento recebeu mais de 100 policiais entre militares, civis e profissionais de diversas áreas da segurança pública.

Com o tema “Atuação Policial na Proteção dos Direitos Humanos de Grupos e Minorias em Situação de Vulnerabilidade”, a segunda edição do fórum tem como objetivo reunir gestores, pesquisadores, alunos e atores da segurança pública e movimentos sociais que tenham interesse na participação e disseminação de informações sobre o processo de trabalho específico em campo das diversidades sociais. As palestras têm a finalidade de combater o preconceito, por meio da reflexão social e profissional sobre a atuação na sociedade de grupos como idosos, homossexuais e negros.

Participaram do evento como palestrantes, os investigadores lotados na Delegacia Especializada em Combate a Crimes Contra Idosos (DECCI), Ana Christina Oliveira e Israel Bentes. “Hoje em dia a sociedade está muito mais presente e envolvida na atuação da polícia como um todo e pra isso é preciso que a nossa polícia também esteja muito mais preparada para lidar com diferentes campos sociais. Por exemplo, por mês, registramos mais de cem casos de agressões contra os idosos e esse é um número alarmante quando se leva em conta a fragilidade das pessoas que estão na terceira idade. Uma polícia especializada é uma polícia muito mais competente e atuante”, concluiu a investigadora Ana Christina.

Proporcionar conhecimento sobre as atividades da Polícia Civil em favor dos grupos sociais que sofrem preconceito é uma ação que vem sendo realizada desde o ano passado através da primeira edição do Fórum de Debates do Policial do Futuro. Naquela ocasião, o feedback dos servidores e participantes das palestras ocorreu de forma tão positiva que neste ano a cerimônia foi pensada de forma integrada junto com a população. Quem quiser participar das apresentações, debates e discussões terá os próximos dois dias da semana para acompanhar o evento de perto.

O fórum acontece até a próxima sexta-feira, dia 14, em horário comercial, das 7h às 18h. Dentre os próximos temas a serem trabalhados, estão o Tráfico Humano, Combate a Homofobia, Violência Doméstica e Intolerância Religiosa.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.