Com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas na Zona Leste de Manaus, a Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta quinta-feira (17), a operação denominada “Faixa de Gaza”, que culminou na prisão e apreensão de sete pessoas, entre elas dois adolescentes. A ação foi coordenada pelos Delegados Emerson Negreiros e Clóvis Leite, respectivamente, Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana e Titular da 3ª Seccional Leste.
Participaram da operação 130 Policiais Civis, dentre eles integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA). Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão expedidos no dia 10 de julho, pelo juiz Francisco Pessoa Almada, da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).
O primeiro local abordado foi a rua 4, bairro Jorge Teixeira Quarta Etapa, os policiais prenderam uma comerciante chamada Adilhomar Mendonça Botelho, 47, Vanderson Martins dos Santos, 29, e apreenderam um adolescente de 17 anos, que seria namorado da mulher. Outro homem identificado como Wendell Rodrigues, 22, foi preso na rua 6, do mesmo bairro. Em outro ponto, na rua Cravinho, os investigadores prenderam o casal William Souza de Menezes, 23, e Luzianny Adelia Oliveira da Silva, 18. E na rua Paraíba, bairro São José 1, foi apreendida uma adolescente de 15 anos de idade.
No decorrer da operação foi apreendido 240 trouxinhas semelhantes a substâncias entorpecentes, sendo 145 delas com características de pasta à base de cocaína, 46 parecendo maconha, 38 semelhantes a oxi, 11 com aspecto de “skunk” a chamada “super maconha” mais 600g de substância também aparentando pasta à base de cocaína e R$ 413 em dinheiro. Também foi apreendido cinco celulares, duas balanças de precisão e material para o embalar drogas.
“Esta é mais uma exitosa ação da Polícia Civil, que teve o apoio da população por meio de várias denúncias, atuando contra o tráfico doméstico que perturbava a comunidade”, informou o Delegado Ivo Martins, Titular do 30º Distrito Integrado de Polícia.
De acordo com Delegado Titular, o nome “Faixa de Gaza”, faz referência à disputa pelos pontos de venda de drogas na área, que motiva o confronto entre grupos organizados, desencadeando outros crimes.
Na sede da 3ª Seccional Leste, Adilhomar e Vanderson foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Já Wendel, e o casal William e Luzianny foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os cinco serão conduzidos a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa ao término dos trâmites legais na unidade policial. Os dois adolescentes serão encaminhados à Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (DEAAI) para os procedimentos cabíveis.
Fonte: Ascom