Plano de Mobilidade Urbana terá sugestões dos participantes das audiências públicas

Mobilidade urbana, na pauta da CMM
Mobilidade urbana, na pauta da CMM
Mobilidade urbana, na pauta da CMM

Manaus – O Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo discutido a partir de hoje com a sociedade e comunidade acadêmica, terão garantidas a participação população com sugestão a serem coletadas no ato de inscrição dos participantes. Foi o que garantiu o líder do Governo Municipal, Elias Emanuel, na manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Elias rebateu as críticas de oposição — Rosi Matos, Professor Bibiano e Waldemir José — quanto às audiências públicas de que não serão aprofundadas, com discussões e participação da comunidade, e em relação à demora de apresentação do Plano de Mobilidade Urbana, que era para ocorrer no mês de abril.

De acordo com Elias, o Plano Diretor de Manaus, do qual foi relator, foi aprovado e discutido na Câmara e recebeu mais de 300 sugestões vindas da sociedade. Além delas, foram acrescidas mais 120 emendas pelos vereadores, oriundas da população. “Por isso que a Prefeitura de Manaus não se apressou em apresentar minuta da proposta. O Plano será apresentado depois das audiências públicas com a sociedade”, rebateu o vereador.

Vice-líder do Governo Municipal, Walfran Torres (PTC) lembrou que a Prefeitura chegou a enviar um técnico ao Ministério das Cidades para saber sobre o prazo e descobriu que a maioria das capitais estava com dificuldade de cumprir o prazo, inclusive a Prefeitura de São Paulo. “Isso não quer dizer que houve incompetência, mas responsabilidade em não fazer um Plano com pressa, açodamento, mas com a responsabilidade que a sociedade merece”, completou.

Walfran Torres destacou o início das audiências públicas, inclusive com a participação da Comissão de Transporte da Câmara. “Passando esse ciclo, o Executivo encaminhará o Projeto de Lei para a CMM e vamos fazer nossa discussão, com emendas necessárias para a elaboração de um Plano adequado”, assegurou.

Novas discussões 

Presidente da Casa Legislativa, o vereador Wilker Barreto (PHS) assegurou que no momento o principal pré-requisito do Plano, que é dar publicidade ao documento está sendo cumprido pelo Executivo. Barreto garantiu que quando chegar o Plano para ser votado na Câmara novas discussões irão ocorrer. “Já há o entendimento com o Conselho Regional de Engenharia (Crea), para discussão e seminários sobre a matéria”, disse.

As audiências do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus iniciaram com discussões com a população da Zona Centro Sul, na Unip, e segue nesta terça-feira (2), com moradores da Zona Sul, no Senai, e na UEA com a comunidade universitária. Até o dia 10, haverá audiências na Zona Norte, Leste, Centro-Oeste, Oeste, Ufam e com ciclistas na Vila Olímpica de Manaus.

Amazonianarede

 

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.