Pioneira no País, ALEAM ganha certificação total de qualidade nesta sexta-feira

Amazonianarede – Aleam

Manaus – A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) se tornará, nesta sexta-feira, 25 de janeiro, o primeiro órgão público estadual e a primeira Casa Legislativa do Brasil a funcionar com tripla certificação para Sistema de Gestão Integrada (SGI) por gestão administrativa (ISO 9001:2008), ambiental (ISO 14001:2004) e saúde e segurança ocupacional (OHSAS 18001:2007).

A entrega dos diplomas de certificação será feita pela empresa auditora Tüv Rheinland ocorrerá às 10h, no auditório Belarmino Lins, da ALEAM. A busca pelas normas internacionais de qualidade iniciou por iniciativa do presidente da Casa, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), em agosto de 2011.

A partir do SGI, a ALEAM garantiu melhorias na rotina e no atendimento diário ao público. Na prática, todos os setores passaram por reorganização em sintonia com os três selos internacionais para qualidade, cuidado com o meio ambiente e segurança e saúde no ambiente profissional.

“Conseguimos uma administração profissional, mais forte, com metas e planejamento. Não é só porque somos uma instituição pública que não podemos ter qualidade nos serviços”, comemora Ricardo Nicolau. “Este é apenas o primeiro passo. É difícil ser certificado e mais difícil ainda é manter a certificação”.

Sistema “Business Intelligence”

Em paralelo ao processo de certificação, a ALEAM adquiriu um novo software com tecnologia Business Intelligence (inteligência empresarial) que está digitalizando e interligando todos os procedimentos administrativos de todos os setores entre si, de maneira totalmente informatizada.

“A Assembleia Legislativa será 100% digital”, aponta Ricardo Nicolau, destacando perspectivas de economia de tempo e papel, nos mesmos moldes do Diário Oficial Eletrônico em www.aleam.gov.br, lançado em 2011. As publicações virtuais permitiram economia anual de R$ 500 mil no orçamento da Casa.

Em fase final de implantação, o novo sistema substituiu os dez softwares isolados, de variadas áreas, comprados em gestões anteriores. Para os parlamentares, o novo software também vai permitir acesso online à tramitação de seus projetos em tempo real.

(Fonte: Diretoria de Comunicação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.