Início Notícias Política Ibama se manifesta a favor da BR-319 e enfraquece ação contra licenciamento

Ibama se manifesta a favor da BR-319 e enfraquece ação contra licenciamento

(Foto: Reprodução) Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/politica/ibama-se-manifesta-a-favor-da-br-319-e-enfraquece-acao-contra-licenciamento/

Para o senador Eduardo Braga, posicionamento do órgão ambiental muda o quadro jurídico e reforça continuidade da obra

Amazonas – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se manifestou no processo da BR-319 defendendo a improcedência da ação que tentava travar o licenciamento da rodovia.

Na prática, o posicionamento enfraquece a Ação Civil Pública de 2024, que serviu de base para a liminar que chegou a suspender os pregões, decisão já derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A manifestação também reduz a força de novos questionamentos judiciais e reforça o andamento do processo.

Segundo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), o movimento representa uma mudança importante no rumo da discussão.

“O debate deixa de ser se pode licenciar e passa a ser como continuar licenciando com controle e responsabilidade. É o órgão técnico reafirmando a viabilidade da obra, e isso pesa muito na Justiça”, afirmou.

Nos últimos dias, a BR-319 acumulou decisões favoráveis, com a retomada dos pregões do DNIT e o avanço das etapas administrativas.

Para Braga, o momento representa um avanço concreto após anos de disputa judicial em torno da rodovia.

amazonianarede
Com informações da Assessoria Portal d24am

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.