MANAUS, AM – A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (10) a maior apreensão de drogas da história do Estado do Amazonas. Um homem de 58 anos foi preso com 1,3 tonelada de drogas no município de Careiro da Várzea, a 25 quilômetros de Manaus, em ação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Amazonas (DRE/AM) da PF.
O material ilegal – 1 tonelada de maconha tipo skunk e 374 kg de cocaína – está avaliado em R$ 11,5 milhões. A apreensão, sozinha, representa 12,3% do total apreendido durante todo o ano de 2015 pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
A droga estava em uma lancha. O preso, que não teve o nome revelado, disse à PF que o material é de origem colombiana e que iria receber R$ 50 mil para fazer o transporte. O delegado Caio Avanço acredita que a droga seria distribuída para outros Estados e também para o exterior.
De acordo com Caio Avanço, o preso já tem duas passagens por tráfico, mora em Manaus, mas é nascido em Tabatinga.
O recorde anterior era de 800 kg, apreendidos no dia 3 de setembro de 2015 em Manaus, em operação da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) em conjunto com o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e o 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
amazonianarede-portalacrítica