Pesquisadores financiados pelo Governo do Estado podem relatar experiências no hotsite “Conte sua História”

Amazonianarede – Agecom

Manaus – A tônica das comemorações dos 10 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) será o reconhecimento do trabalho coletivo feito ao longo desse período entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), e instituições de ensino e pesquisa que aderiram aos editais e desafios propostos pela Fapeam.

Pensando em valorizar a trajetória dos profissionais e estudantes que são ou já foram bolsistas da Fundação, a FAP do Amazonas desenvolveu um hotsite – para que os pesquisadores contem um pouco da sua experiência no desenvolvimento de projetos cientifícos e/ou tecnológicos.

O hotsite intitulado “Conte sua História” surgiu a partir da iniciativa da diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, para destacar a atuação dos pesquisadores nos 10 anos de criação da Fundação.

“Vamos brindar essa caminhada com todos os que se alinharam aos projetos de ciência e tecnologia que o governo do Estado iniciou de forma visionária para a CT&I no Amazonas. Não é somente o fomento que fez a diferença, mas sim a articulação da Secti-AM ao longo dessa trajetória, são os institutos de pesquisa que responderam aos editais, os gestores que aceitaram os desafios e mudaram, as vezes, até a diretriz de prioridades para atender ao que era importante para o desenvolvimento do Estado”, disse a diretora-presidente.

Segundo a titular da Fapeam, a tônica das ações comemorativas previstas para este ano será o reconhecimento do trabalho coletivo. “Entendemos que não se faz nada sozinho. Vamos brindar com esses parceiros esse trabalho em parceria e demonstrar o nosso sentimento de gratidão aos governantes que entenderam a CT&I como área prioritária”, disse Maria Olívia Simão.

O hotsite “Conte sua História” será coordenado pelos bolsistas do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica e será disponibilizado ao público a partir desta quinta-feira (31).

O publicitário e bolsista do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência – Comunicação Científica da Fapeam, Rômulo Porto, esclareceu que o hotsite será um banco de depoimentos de pesquisadores e bolsistas que são ou já foram vinculados à Fundação. “O hotsite permitirá que os pesquisadores enviem seus relatos e leiam os relatos dos demais pesquisadores que são ou que foram bolsistas da Fapeam”, disse Porto.

Porto explicou que os pesquisadores que desejarem contar suas histórias como bolsistas terão de responder a um formulário informando a instituição que atualmente fazem parte, acrescentar o endereço eletrônico de seu Currículo Lattes e contar seus relatos em um texto sem limite de caracteres. Há a possibilidade ainda de postar até três fotos e anexar documentos digitalizados.

Ao enviar qualquer conteúdo para o hotsite, o pesquisador tem de autorizar, de forma gratuita e não exclusiva, o uso do material pela Fapeam e também pelas instituições que compõem o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti, Fapeam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) por qualquer modalidade e suporte, sem limite de plataforma midiática, tempo e território. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.