Pesquisadores discutem cooperação em encontro internacional sobre carbono no Inpa

Encontro Inpa

Encontro Inpa

Amazonianarede – Ascom – Inpa

Manaus – Na manhã desta segunda-feira (19), no auditório da biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) aconteceu a abertura do II Curso Internacional sobre Elaboração, Execução e Monitoramento de Projeto de Carbono, realizado pelo Instituto.

A atividade é coordenada pelo Laboratório de Manejo Florestal (LMF/Inpa), e acontecerá na Estação Experimental ZF-2 do Inpa. No total serão 27 alunos sendo dez da Colômbia, oito do Brasil, três do Chile, dois do Equador, dois da Costa Rica, um do México e um do Peru.

“Na segunda semana haverá um mini workshop com a presença de profissionais ligados a projetos de carbono, quando serão debatidos temas como mercado de carbono, adicionalidade, linha de base e vazamento”,afirma o pesquisador do Inpa, Niro Higuchi.

O curso é parte da cooperação bilateral Brasil – Japão, sob o programa TCTP (Third Country Training Program), que tem, de um lado, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e de outro, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, a cooperação entre os países é importante para a socialização dos conhecimentos debatidos no evento. “Hoje não se faz mais ciências de forma isolada.

Cooperação científica é fundamental e temos aqui um exemplo único que envolve um país desenvolvido e terceiros países. Portanto, essa cooperação é uma ação extremamente importante no sentido de fazer avançar não só a geração de novas informações, mas também a sua socialização”, explicou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.