Pesquisador desenvolve cômoda que se desmembra em dois móveis

Amazonianarede – Ag. Fapeam

Manaus – A reutilização de móveis no ambiente doméstico é fato comum. A atitude gera bons frutos, pois incentiva os consumidores a deixarem de realizar o descarte de determinados objetos e passarem a pensar de que forma eles podem ganhar outro uso no ambiente doméstico.

Com o intuito de promover atitudes que aliem sustentabilidade à inovação, o pesquisador graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra) e em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rodrigo Souza da Silva, criou um sistema de mobiliário com o intuito de facilitar o reaproveitamento de móveis no qual é possível transformar uma cômoda grande em dois móveis menores.

“A ideia foi valorizar o produto e fazer algo que estivesse dentro da realidade das famílias. Um sistema de mobiliário que fosse aproveitado pela família como um todo”, esclareceu o Silva.

O pesquisador foi bolsista do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), e passou seis meses participando de cursos de capacitação no Centro Tecnológico de Mobiliário (Cosmob), em Marche, na Itália.

“Trouxe conhecimentos adquiridos lá – principalmente na área de mobiliário – relacionados à mobilidade dos móveis e tamanho. Na Itália, eles estão investindo em projetos pequenos, por conta da falta de espaço nas casas, mas poderemos aplicar esse projetos aqui”, disse o pesquisador.

Empresas locais

Após retornar da Itália, Silva foi aplicar os conhecimentos adquiridos nas empresas Martinez Móveis e Movelaria São José no município de Novo Airão.

Ele chegou até as movelarias no interior do Amazonas com a ideia de desenvolver um móvel que correspondesse às necessidades locais e que fosse condizente com os produtos já produzidos pelas empresas.

“Depois de uma pesquisa de mercado, chegamos à conclusão de que o produto mais procurado era uma cômoda. Na verdade, as pessoas buscavam guarda-roupas, mas eles sempre são caros demais. Então pensamos em fabricar um sistema de cômodas que pudesse ser desmontado e transformado em duas cômodas menores”, esclareceu.

De acordo com Silva, a cômoda foi fabricada com Angelim e tem detalhes em cumaru para valorizar a estrutura do produto e a cultura local.

Ele fez um protótipo do produto e, a partir do próximo mês, as duas empresas passarão a produzir o produto de acordo com a demanda da população.

Durante os seis meses que passou participando de cursos na Itália, o graduado participou da elaboração de três projetos em três empresas diferentes.

Foram eles: produção de armários compactos com design ousado na empresa Moretti Compact; banquetas de papelão para reuniões informais na empresa Kube Design e uma luminária em madeira com fita de LED para iluminação direta e indireta na empresa RST.

“Sabemos que a realidade entre os dois países é muito distinta e que envolve fatores sociais, políticos, culturais, econômicos, logísticos e tecnológicos que fogem ao alcance do programa RH Design, mas a FAPEAM lançou uma fagulha que pode desencadear a produção de produtos inovadores no Amazonas”, disse Silva.

Conheça as empresas

Martinez Móveis: possui loja própria em Manaus, 15 anos de experiência, empresa familiar, com produção de móveis populares produzidos com madeira maciça no município de Novo Airão.

Movelaria São José: trabalha com encomendas de móveis, empresa familiar, e tem nove anos de experiência, atuação nas classes D e E do município de Novo Airão.

Sobre o RH-Design

O Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Design (RH-Design) foi criado pela FAPEAM, em parceira com o Sebrae, para induzir a capacitação de recursos humanos em design, com ênfase na área de madeira e móveis, em um centro internacional especializado, para a formação de profissionais qualificados, que possibilite a geração de condições favoráveis à competitividade, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica de micro e pequenas empresas do Estado do Amazonas, por meio de concessão de bolsas de estudos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.