Pesquisa apoiada pela Fapeam avalia a influência climática nas alterações do genoma do tambaqui

O Amazonas, começa a se destacar na criação em cativeiro da espécie
O Amazonas, começa a se destacar na criação em cativeiro da espécie
O Amazonas, começa a se destacar na criação em cativeiro da espécie

Amazonas – O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe da bacia amazônica. Chegando a medir até 110 centímetros de comprimento, esta espécie é comumente usada como fonte de alimentação na mesa das famílias amazonenses e de renda, por meio da piscicultura.

Pelo Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (Fixam), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), a doutora em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, Leila Braga Ribeiro, busca caracterizar elementos transponíveis em tambaqui como subsídio para esta atividade de criação e/ou reprodução em condições naturais ou artificiais. Os viveiros utilizados para a pesquisa estão localizados no laboratório de evolução molecular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

“Colocamos o tambaqui em uma condição de simulação de mudanças climáticas para ver se isso pode causar alguma alteração no genoma (DNA) desse bicho ou não. No caso, com a sequência de estudo, o enfoque principal é com os elementos transponíveis. Queremos saber se essa mudança de temperatura pode causar alguma mobilidade”, explicou a doutora.

As simulações realizadas no laboratório são divididas em quatro salas. Na primeira, a temperatura é regulada com um sensor no ambiente natural, com relação à concentração de Ph da água, CO² e temperatura do dia. As outras três salas são reguladas com um aumento gradual de temperatura, com base no registro da primeira sala e os parâmetros fisioquímicos da água.

“Em um projeto piloto, percebemos que teve uma mudança no genoma do tambaqui tanto nas temperaturas baixas quanto nas altas. Agora estamos estendendo isso a um cenário de mudanças climáticas”, disse Leila.

O termo ‘transposon’ ou ‘elemento genético móvel’ refere-se a um conjunto de segmentos lineares de DNA, que são capazes de mudar de posição dentro do genoma, independentemente de homologia (bio semelhança) entre a região genômica onde se encontram inseridos e o local ao qual se destinam.

Amazo0nianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.