
O Outubro Rosa, que acontece anualmente em vários países, tem por objetivo chamar a atenção à importância da luta contra o câncer de mama. Em Manaus, as atividades são coordenadas pela FCecon, por meio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC).
Segundo informações do DPCC, o câncer de mama é, na classificação geral da doença, o que mais mata mulheres em todo o mundo. Contudo, na capital amazonense, a campanha também aborda temas relacionados à prevenção do câncer de colo uterino, que no Estado é o mais incidente e que mais mata mulheres.
Concentração e percurso
A concentração dos ciclistas acontece às 19h, no Parque dos Bilhares, e a saída será às 20h. Na ocasião, o DPCC fará a distribuição de camisetas e bandanas alusivas ao Outubro Rosa, além de lanches e material didático e educativo.
De acordo com o coordenador do Pedala Manaus, Ricardo Romero, o percurso será de 14 quilômetros. Além da bicicleta, ele informa que é obrigatório o uso de equipamentos de segurança previstos na legislação vigente, como luzes de identificação traseiras e dianteiras, capacete (opcional) e orienta a utilização de roupas claras, as quais chamam mais atenção à noite, já que a atividade será noturna.
O grupo Pedala Manaus existe desde 2010. Segundo o coordenador, o movimento foi criado para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e lazer. Ele explica que, hoje, o Pedala possui mais de 2,6 mil membros, que acompanham, a partir da rede social Facebook e do microblog Twitter, além do site do Pedala Manaus (http://www.pedalamanaus.org/), todas as atividades realizadas pelo grupo.
(Por:Agecom)