Paróquia Santa Luzia celebra 60 anos a partir desta quinta-feira (26)

(Foto: Divulgação)

Festejos encerram no domingo (29), com missa solene presidida por Dom Carillo Gritti, bispo da Prelazia de Itacoatiara. Ele já foi pároco da igreja católica do bairro.

A comunidade católica do bairro Santa Luzia, na zona Sul da cidade, está em festa. É que nesta sexta-feira (27), a paróquia que leva o nome da santa ‘protetora dos olhos’ completa 60 anos de história, uma das mais antigas da capital, desde a criação da Arquidiocese de Manaus em 1952. Para comemorar a data, o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) preparou programação especial gratuita e pretende reunir centenas de paroquianos e devotos da ‘mártir da visão’ em quatro dias de festa.

A abertura do sexagenário da Paróquia, que traz como tema “Santa Luzia: 60 anos de Partilha e Missão”, será nesta quinta-feira (26), com a 1ª noite do Tríduo em homenagem à santa, durante a celebração eucarística. Serão três noites consecutivas de oração e agradecimento a Deus pela ‘vida’ da igreja católica do bairro, sempre a partir das 18h30.

“Queremos proporcionar um momento de devoção e partilha na fé diante de tudo o que a Paróquia viveu nesses 60 anos, que acabam se confundindo com a própria história do bairro”, disse o coordenador do CPP, Igson Mendes, acrescentando que a programação será um marco na história da igreja local, pois pretende reunir, pela primeira vez, protagonistas de gerações distintas da vida da comunidade católica do bairro.

Esses encontros ocorrerão após as celebrações, nos espaços dedicados às sessões culturais. Na quinta (26), a comunidade se reúne no salão paroquial para participar da exibição de um filme sobre a história de Santa Luzia, a partir das 19h30. Na sexta-feira (27), dia do aniversário da Paróquia, haverá, também no salão, um relato histórico sobre o bairro, no mesmo horário.

No local, os paroquianos e demais devotos poderão conferir uma exposição fotográfica com registros das seis décadas de história da Paróquia. A mostra está sendo organizada pela assessora pedagógica Cláudia Nascimento e pelo estudante de Jornalismo Thiago Magalhães, com o apoio de moradores do bairro, que têm colaborado com o envio de imagens à secretaria paroquial e aos contatos eletrônicos da organização.

“Reunir esse acervo foi uma tarefa muito gratificante, pois me ajudou a conhecer melhor a história da Paróquia. Agora, poderemos contar esse relato a mais pessoas”, disse o acadêmico. Magalhães aproveitou a oportunidade da programação e já pensa em um projeto para alimentar o acervo fotográfico da igreja, reunir os registros das atividades mais importantes. Só para os festejos foram selecionadas cerca de 300 imagens.

Uma parte do acervo já pode ser conferida na página da Paróquia Santa Luzia em uma rede social (https://www.facebook.com/psantaluzia). O álbum dos festejos (https://www.facebook.com/psantaluzia/media_set?set=a.514605618621264.1073741826.100002154924959&type=3), que está sendo construído de maneira colaborativa, reúne imagens do início da década de 50, como fotos em que aparece o padre alemão Paulino Lammeier – o 1º Pároco de Santa Luzia –, que atuou entre setembro de 1953 a maio de 1966, a fotografias mais recentes, a exemplo do Arraial de 2012.

Sarau – No sábado (28), ocorre a 3ª e última noite do Tríduo de Santa Luzia, em celebração que será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani. Após a missa, a programação cultural fica por conta da apresentação de uma edição especial do ‘Sarau de Jesus’, projeto criado ano passado pelo Grupo de Oração Tabernáculo de Jesus Cristo (TJC), da Paróquia, criado para os festejos natalinos e que reúne música, dança, poesia, arte circense e teatro num mesmo palco.

O espetáculo retrata o amor sob as dimensões partilhadas pelo ensinamento cristão. “Essa é uma forma criativa de falar do amor no nosso dia-a-dia: na nossa relação com Deus, com o próximo e com nós mesmos”, disse o idealizador do Sarau e integrante do Ministério de Música TJC, Ítalo Mendes. Na apresentação não vão faltar clássicos da música gospel, além de sucessos do padre Fábio de Melo e também da banda Rosa de Saron.

Os festejos em comemoração aos 60 anos da Paróquia encerram no domingo (29), a partir das 9h, com a Missa Solene em Ação de Graças, presidida pelo bispo da Prelazia de Itacoatiara, Dom Carillo Gritti. Ele foi o 7º pároco na história de Santa Luzia, onde atuou no período de 1981 a 1990 e depois nos anos de 1993 e 1994. Após a celebração, será oferecido um coquetel para os paroquianos e devotos da santa ‘protetora dos olhos’.

Serviço:
O QUE: Festejos de 60 anos da Paróquia de Santa Luzia
QUANDO: 26 a 29 de setembro de 2013, a partir das 18h30. No domingo, a programação começa às 9h.
ONDE: Paróquia de Santa Luzia (Rua da Igreja, 70 – Santa Luzia)
ENTRADA: Franca.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.