Parceria beneficia catadores de resíduos em Manaus

Prefeitura de Manaus, firma parceria para beneficiar catadores de resíduos
Prefeitura de Manaus, firma parceria para beneficiar catadores de resíduos
Prefeitura de Manaus, firma parceria para beneficiar catadores de resíduos

Manaus – Mais de R$ 1 milhão será investido em Manaus pelo Programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda”. A parceria, firmada nesta sexta-feira, 7, entre a Prefeitura de Manaus e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), prevê um período de dois anos de apoio e capacitação aos grupos de catadores de materiais recicláveis de Manaus.

Na solenidade de assinatura do termo de adesão ao programa, representantes de catadores e da indústria firmaram compromisso que visa promover a responsabilidade social do pós-consumo de produtos, que passa pela coleta seletiva e reciclagem. “A assinatura desse convênio é um marco na nossa história, pois vem trazer melhorias. Estamos recebendo um novo olhar sobre nosso trabalho de intensa colaboração ao meio ambiente.

Só temos a agradecer ao prefeito de Manaus que cumpre a promessa de ajudar essa categoria e à indústria que chega para dar qualificação e estrutura para nosso trabalho”, avaliou Irineide Lima, catadora que representou o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) no evento.

Segundo João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC, a expectativa é que o programa se estabeleça por dois anos em Manaus para desenvolver uma série de ações de qualificação e melhorias da infraestrutura dos galpões viabilizados pela Prefeitura de Manaus aos catadores. “Com a viabilização dos galpões, a Prefeitura deu passagem ao programa ‘Dê a Mão para o Futuro’ na cidade. Vamos ficar em Manaus por dois anos e trazer profissionais para capacitar esses catadores e melhorar a produtividade. Vamos doar os equipamentos necessários para que esses trabalhadores tenham condições de produzir segundo as normas vigentes e modelo adequado”, explicou Basílio. Para o representante da indústria nacional, atuar em Manaus é mais significativo pela simbologia ambiental que a cidade possui. “Atuar aqui é estar dentro da maior biodiversidade do mundo. Viemos para dar essa contribuição e dar exemplo para que outros venham somar com a preservação da região”, ressaltou.

Para Marcos Cavalcante, procurador-geral do Munícipio que na solenidade representou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, a parceria vem impulsionar ainda mais um setor em ascensão no mercado local. “Esses trabalhadores transformaram sua própria realidade e hoje vemos uma categoria orgulhosa do trabalho que faz. Os catadores sempre terão o apoio da Prefeitura de Manaus”, disse.

Incentivo aos catadores

As ações de suporte e incentivo aos catadores de Manaus seguem as diretrizes da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil.

O secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias, lembrou que fortalecer os catadores é essencial para melhorar a coleta seletiva na cidade, já que a cadeia produtiva da reciclagem depende muito da atuação desses trabalhadores. “Essa união entre trabalhadores, prefeitura e a indústria é o primeiro passo para o desenvolvimento da responsabilidade do pós-consumo, previsto na PNRS. As partes empresarial e pública estão fazendo a sua parte, mas sabemos que o grande trabalho recairá sobre os catadores. Capacitar esses catadores é um marco na nossa história”, ressaltou.

O programa contempla o fornecimento de máquinas e equipamentos como esteiras e mesas de triagem, prensas, big bags (grandes sacolas usadas para coletar os produtos), balanças, elevadores de fardos, trituradores de vidro, fragmentadores de papéis, fragmentadores de PETs, carrinhos, computadores, equipamentos de proteção individuais, entre outros itens.

Com a parceria, as cooperativas e associações de catadores devem receber ainda assessoria técnica, apoio de gestão, apoio logístico e de mercado e suporte na criação de redes de novas cooperativas e associações em Manaus.

Participaram também da assinatura do termo João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC; Rose Hernandes, diretora de Meio Ambiente da ABIHPEC; Cláudio Zanão, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) e Lívia Reis, representante da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (Abipla).

Galpões

Na última semana, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, entregou o sétimo galpão para uso das cooperativas e associações de catadores em Manaus e são esses locais que serão equipados por meio do programa ‘Dê a Mão para o Futuro’. Com este, já são mais de 160 catadores de oito associações/cooperativas beneficiados pela prefeitura com novos galpões.

Atualmente, existem cerca de 260 catadores cadastrados pela Prefeitura, divididos entre associações, cooperativas e núcleos, recebendo suporte da Semulsp.

Sobre o programa  

Inicialmente, o programa “Dê a Mão para o Futuro: Reciclagem, Trabalho e Renda” vai contar com a participação da Associação Central de Catadores de Materiais Recicláveis (Recicla Manaus); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (Coopcamare); Eco Cooperativa de Industrialização de Materiais Recicláveis do Amazonas e rede de Catadores e Reciclagem Solidária (Eco-Recicla do Amazonas).

O programa é uma iniciativa da ABIHPEC, em parceria com a Abipla e Abimapi, como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.

O projeto piloto foi implantado em quatro municípios de Santa Catarina e atualmente está presente em 56 municípios. Mais informações podem ser conferidas no site: http://maoparaofuturo.org.br/

Amazonianarede-Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.