Órgãos  de saúde iniciam a preparação do relatório sobre sarampo no Amazonas

Órgãos  de saúde iniciam a preparação do relatório sobre sarampo no Amazonas

A meta é apresentar o documento durante a visita do Comitê Internacional do Sarampo a partir do dia 18.

Manaus , AM – Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e do Ministério da Saúde iniciaram nesta quinta-feira (7), uma série de oficinas para alinhamento das ações do Plano de Interrupção dos Surtos de Sarampo no Brasil.

A partir das discussões, haverá a elaboração de um relatório final das ações de combate ao sarampo no país.

A idéia é apresentar o documento durante visita do Comitê Internacional do Sarampo, marcada para o período de 18 a 22 de fevereiro.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, enfermeira Marinélia Ferreira, o objetivo é avaliar e fortalecer os sistemas de vigilância e atenção à saúde para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil, sendo que o mesmo trabalho está sendo realizado nos estados de Roraima e Pará.

Plano do MS

“A equipe do Ministério da Saúde apresentou o plano com propostas de ações que serão analisadas nas oficinas, abordando questões nas áreas de Vigilância Epidemiológica, Assistência à Saúde,  Imunização e Vigilância Laboratorial”, informou Marinélia.

A subsecretária de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Adriana Elias, lembrou que o surto de sarampo no Brasil vai completar um ano no dia 19 de fevereiro, quando houve o registro do primeiro caso confirmado de sarampo com transmissão local.

80 dias sem casos

“São 80 dias sem novos casos confirmados de sarampo em Manaus e agora a fase de trabalho é para alinhar as ações da Semsa, FVS e Ministério da Saúde. Assim, juntos poderemos traçar diretrizes para fortalecer as ações de encerramento do surto do sarampo, finalizando com um relatório das ações desenvolvidas e como ocorreu a execução dessas ações, mostrando que os serviços de saúde estão preparados para o enfrentamento a possíveis novos surtos, como nos determina o prefeito de Manaus, Arthur Neto”, afirmou Adriana Elias.

Informe

O último Informe Epidemiológico de Monitoramento do Sarampo, divulgado pela Semsa no dia 28 de janeiro, apontou que, desde fevereiro de 2018, Manaus registra 6.459 casos confirmados, 2.716 casos descartados e nove em investigação.

Do total de 6.459 casos confirmados, 24% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida da faixa etária de 15 a 19 anos (20,1%), menores de um ano (18,3%), de 30 a 49 anos (14,4%) e de 01 a 05 anos (12,5%).

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população de seis meses a 49 anos, em 183 salas de vacina da rede municipal. A lista com o endereço das Salas de Vacina pode ser acessada no site da Semsa (https://semsa.manaus.am.gov.br/).

Amazoninarede-Semsa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.