
Manaus, AM – A operação denominada “O Grito dos Inocentes”, deflagrada pela Polícia, nesta sexta-feira, apresenta como resultado imediato a prisão de três homens e dez adolescentes apreendidos.
. Os mandados de prisão são pelos crimes de tentativa de homicídio, roubo majorado, estupro de vulnerável e tráfico de drogas. A operação teve como objetivo o combate à violência doméstica e sexual de mulheres, crianças e adolescentes.
Na manhã desta sexta, foram apresentados José Manuel Pereira, de 51 anos, Raimundo Eduardo Nonato Souza, de 38 anos, e cinco dos dez adolescentes apreendidos na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil.
De acordo com Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), Pereira teria tentado matar a esposa.
“Esse mandado estava expedido desde julho. Ela [vítima] convivia com ele há cinco anos, sempre com comportamento agressivo. Ela já havia sido agredida e esfaqueada no pescoço. No caso que gerou o mandado de prisão, ele teria esfaqueado a vítima no abdômen, a faca quebrou dentro dela e ela precisou passar por cirurgia”, disse. O suspeito relatou que o caso ocorreu durante uma briga e que não tinha intenção de matar.
No caso de Raimundo, a titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Juliana Tuma, relata que o homem teria estuprado uma adolescente e alegou que a jovem seria sua namorada.
“Ele já foi julgado em um processo em 2008. Na época do crime, ela [vítima] tinha 14 anos. Ele era amigo da família desde quando a vítima tinha cinco anos de idade. Ele alega que a vítima era namorada dele, é a alegação de defesa”, afirmou.
Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão. Em um deles, o suspeito já está preso por outro crime. Os outros três maiores de idade foram encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.
Os adolescentes apreendidos, a maioria por crimes de furto e roubos, foram conduzidos à Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (Deaai).
Operação
A operação “O Grito dos Inocentes” foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (2). O foco da ação foi o combate à violência doméstica e sexual de mulheres, crianças e adolescentes. As equipes da polícia atuaram em todas as zonas da capital.
A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Crimes contra Mulher (DECCM), DECCM-Anexo, Delegacia Especializada em Apurações de Atos Infracionais (Deaai) e Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).
Amazonianarede-Rede Amazonica