A Prefeitura de Manaus realizou na noite desta sexta-feira, 05, uma operação envolvendo dez secretarias na Praça Mário Verçosa, no Dom Pedro, para melhorar o espaço destinado aos frequentadores do local, assim como a qualidade dos serviços oferecidos.
Atendendo a uma solicitação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a Casa Militar, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal –GGIM, coordenou a fiscalização e fez várias orientações aos comerciantes do espaço.
Fiscais da Visa Manaus fizeram 12 autuações. Os estabelecimentos autuados estavam sem a licença sanitária adequada para o funcionamento. Segundo fiscais da vigilância, apenas 50% dos lanches e restaurantes foram visitados. Os outros passarão pela fiscalização em uma segunda etapa.
Próximo à Praça, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) identificou uma residência que funcionava como um bar, sem nenhuma autorização. O local foi fechado e o proprietário orientado a ir a sede do Implurb para regularização.
Também na ação, a Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) notificou seis ambulantes, que não tinham autorização para vender.
Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) orientaram os comerciantes sobre o descarte apropriado do lixo e o horário em que ele deve ser colocado para a remoção.
Também em ação, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) orientaram o proprietário de um ventilador industrial sobre o barulho que ele estava fazendo, incomodando alguns frequentadores.
Além de o proprietário ter de fazer os ajustes no objeto, a ocorrência será levada à Semmas para a reposição da grama e de algumas plantas danificadas pelo uso do ventilador.
Durante a ação, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que vai colocar tampa em alguns dos bueiros da praça que foram identificados sem segurança para a passagem de pedestres. A calha da cobertura da praça também será recuperada.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) também atuou junto as pessoas encontradas na praça em situação de rua. Elas foram convidadas a passar a noite em abrigo.
Foto: Divulgação