Operação Águia para prevenir criminalidade na capital e interior no fim de semana prolongado

PMAM monta Operação Águia para garantir a segurança no Estado no fim de semana prolongado
PMAM monta Operação Águia  para garantir a segurança no Estado no fim de semana prolongado
PMAM monta Operação Águia para garantir a segurança no Estado no fim de semana prolongado

Amazonas – A Polícia Militar do Amazonas, em atendimento à determinação do comandante geral da instituição, coronel PM Marcus James Frota, deflagra nesta sexta-feira, 9 de outubro, na capital, em municípios da Região Metropolitana e no interior do Estado, a Operação Águia, com o objetivo de prevenir a criminalidade durante o fim de semana prolongado, devido ao feriado de 12 (segunda-feira), Dia de Nossa Senhora Aparecida.

De acordo com o comandante Frota, a grande migração de pessoas nesse período por estradas, rodovias e pelos rios, para acessar sítios, fazendas, balneários e outros lugares, favorece a incidência do consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, a ocorrência de crimes e contravenção.

“Com base nessas evidências, nos estudos do nosso setor de inteligência e relatórios do Ciops, a nossa atenção é redobrada em períodos assim, pois há aumento das ocorrências policiais, havendo, portanto, necessária intervenção da Polícia Militar. O objetivo é coibir as práticas delituosas que por ventura sejam cometidas pelos cidadãos infratores e reduzir os índices”, disse Frota.

As ações operacionais serão executadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) por intermédio de suas unidades operacionais subordinadas, com apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb).

Na capital, segundo o comandante do CPM, tenente-coronel PM Franclides Ribeiro, o objetivo é ampliar as ações de polícia ostensiva nas principais vias de acesso a Manaus, atender ocorrências de grande vulto e também de alto risco.

A Operação Águia será executada pelos Comandos de Policiamento das Áreas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste, Força Tática, Batalhão de Guardas, Batalhão de Trânsito e Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), utilizando todos os processos e modalidades de polícia comunitário como visitas, reuniões, ações de presença nos pontos de saída e entrada da capital, barreiras policiais, redutores de velocidade, abordagens em veículos e pessoas, além da fiscalização de bares e casas noturnas.

Por meio da ação denominada Catraca, serão abordados ônibus coletivos urbanos e será intensificado o patrulhamento motorizado em diversos corredores viários, bem como em bairros e conjuntos residenciais da cidade. Também será realizado policiamento à pé nas áreas comerciais e de grande concentração de público como agências bancárias, casas lotéricas, praças, shoppings centers, estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada, terminais e pontos de ônibus, proximidade de hospitais e outros.

“Prioritariamente temos a meta de reduzir crimes como homicídios, roubos, furtos e outros de menor potencial ofensivo. Faremos a saturação repressiva nas áreas de mancha criminal, ou seja, onde há maior incidência de delitos, principalmente em becos, pontes e vielas, especialmente nos horários da noite e madrugada, com efetivo policial de área de atuação”, destacou o coronel Franclides.

Amazonianarede-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.