Oito hotéis e uma distribuidora de bebidas são lacrados durante a operação “Centro Seguro 6”

Combate ao crime no centro
Combate ao crime no centro

Manaus – A Polícia Civil do Amazonas deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a operação “Centro Seguro 6”, com a finalidade de combater o tráfico de drogas e crime de exploração sexual infanto-juvenil, além de dar apoio à Prefeitura Municipal de Manaus em fiscalizações em hotéis situados na rua José Paranaguá, no Centro da cidade, que ocasionou na interdição de oito estabelecimentos e uma distribuidora de bebidas naquela rua por irregularidades.Após uma denúncia anônima, os policiais estiveram num bar localizado na avenida Joaquim Nabuco, onde foram apreendidas três máquinas caça-níqueis. O proprietário do estabelecimento foi conduzido à sede da 1ª Seccional Sul, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e liberado após prestar esclarecimentos.

Durante a operação foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos no dia 2 de abril deste ano pelo juiz Antônio Carlos Marinho Bezerra Júnior, da 4ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute). A operação contou com a participação de 90 Policiais Civis, dentre eles integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), coordenados pela Delegada Titular da 1ª Seccional Sul, Márcia Araújo.

A Prefeitura de Manaus colaborou com as atividades por meio da Secretaria Municipal do Centro (Semc), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos humanos (Semasdh), Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Casa Militar, Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Manaus Ambiental.

Servidores da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) também participaram da operação, além de funcionários da Eletrobrás Amazonas Energia.

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje na sede da 1ª Seccional Sul, o Delegado Geral de Polícia Civil, Josué Rocha, destacou uma das finalidades da operação.

“O objetivo da operação de hoje foi a fiscalização dos hotéis, por conta das condições de higiene e principalmente pelo tráfico de drogas que muitas vezes ocorre no interior desses lugares. Dos dez hotéis fiscalizados pela Polícia Civil em parceria com a DVisa e outras secretarias do município, oito foram interditados, um autuado e apenas um estava sem pendência, ou seja, foi um número positivo do ponto de vista da fiscalização. Nós contamos com a parceria direta da Prefeitura de Manaus, com a Polícia Militar, que faz o seu papel ostensivo no Centro da cidade, e a Polícia Civil fazendo o papel de inteligência, resultando numa operação de sucesso como esta”, frisou.

Polícia nas ruas do centro
Polícia nas ruas do centro

Josué Rocha ressaltou ainda que um levantamento prévio mostrou a redução significativa da criminalidade no Centro da cidade, fruto dessas operações que têm sido feitas naquela área de Manaus. “O foco no momento é o Centro por concentrar um grande número de visitantes e ser um dos lugares mais atrativos da cidade, especialmente agora que estamos prestes a receber muitos turistas em virtude da Copa do Mundo. Em outras ocasiões as operações se estenderão para outros bairros”, disse.

“Antes de tudo quero agradecer a participação da população nas denúncias feitas à Polícia Civil. Hoje três máquinas caça-níqueis foram apreendidas após denúncia feita à nossa Fan Page. Temos recebido outras por e-mail e telefone. A participação da população é de grande valia para o nosso trabalho. O nosso objetivo é expandir as operações para outros lugares, a fim de diminuir a criminalidade e voltar a ter uma cidade onde possamos passear com nossas famílias e aproveitar o que ela tem de melhor para nos oferecer”, declarou a coordenadora da operação, Delegada Márcia Araújo.

Na ocasião, o Secretário da Semc, Glauco Francesco, salientou o excelente resultado da operação. “Umas das grandes características da administração do prefeito é uma gestão feita com parceria e a operação de hoje ressalta essas parcerias, mostrando que a Prefeitura e o Governo, Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal estão trabalhando para tornar a cidade mais segura. Nós temos praças maravilhosas, pontos turísticos incríveis e a segurança é fundamental para que possamos usufruir de tudo que nós temos aqui”, pontuou.

“A presença dos órgãos do Estado e Prefeitura reduziu a quantidade de homicídios no Centro da cidade de 46 para 24. Ou seja, nós salvamos vidas. A quantidade de furtos, roubos e criminalidade como um todo já baixou significativamente”, destacou o comandante da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Major César Andrade, que colaborou com o serviço ostensivo naquela área.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.