Manaus – Exposições com pequenos robôs, demonstrações da aplicação de teorias físicas como eletrostática para estudantes de escolas públicas e o uso da tecnologia na segurança pública, além de debates sobre a divulgação científica na Amazônia abriram, nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM).
O evento ocorre até esta sexta-feira (7), das 9h às 17h, no Clube do Trabalhador do Sesi, localizado na alameda Cosme Ferreira, São José 1, zona leste de Manaus. Estudantes lotaram a Feira de Ciências da Amazônia, que faz parte da programação e reúne as exposições de 44 instituições de ensino e pesquisa.
De acordo com a secretária da Secti-AM, Ana Alcídia Moraes, o evento abre oportunidades para potencializar as ações de popularização da ciência. “É um evento de porte nacional, que pode contribuir na medida em que ele dá visibilidade para todas as ações de Ciência, Tecnologia e Inovação que são realizadas por diferentes atores neste cenário do Estado do Amazonas. Ele é um espaço que vai congregar estudantes, professores, pesquisadores, empresas e jornalistas nesta discussão e conhecimento da popularização da temática da ciência e tecnologia no Amazonas”, ressaltou.
Jornalismo científico
Dentre as atividades da SNCT foi realizado o primeiro Encontro de Jornalismo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, que reuniu estudantes e profissionais de jornalismo. Para a estudante de comunicação social Natasha Pinto, o encontro promove conhecimento e contribui para que as informações científicas possam chegar à população “O que me trouxe aqui foi o interesse nas tecnologias que ajudam no meio ambiente da Amazônia. Aqui podemos ver as ideias para melhorar o rendimento tecnológico na região”, ressaltou.
Também faz parte da SNCT a segunda Feira de Ciências, que conta ainda com a apresentação de 50 projetos competitivos de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Os melhores projetos serão selecionados pelo Comitê de Seleção, vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e as equipes vencedoras ganharão medalhas e credencias para participar de feiras competitivas nacionais e internacionais em 2015.
Ciência e sociedade
A professora Daniela Venegon, da Casa da Física da Universidade Federal do Amazonas, afirma que o evento coordenado pela Secti-AM colabora para aproximar crianças e jovens da ciência. “Hoje em dia nós estamos todos mergulhados em ciência e tecnologia no nosso dia a dia que não dá mais para ficar à margem disso. Então as crianças devem e podem interagir aqui com a gente. Eventos deste porte incentivam essa interação, neste momento eles estão abertos para receber o conhecimento”.
InovAmazonas
Na SNCT também há espaço para debate sobre os negócios gerados a partir dos recursos da floresta. Nesta quinta-feira foi realizado a 5ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas), que teve o objetivo de envolver empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e o público em geral no debate sobre empreendedorismo, investimentos, apoio financeiro e negócios inovadores. O tema deste ano é “Empreendedorismo e Inovação em uma Sociedade em Rede”.
O workshop foi aberto oficialmente nesta quinta-feira, com a palestra magna “Crowdsourcing: uma importante ferramenta em rede para a inovação e o empreendedorismo”, ministrada pela diretora geral e sócia da Mutopo Brasil e fundadora da Conferência Internacional Crowdsourcing, Marina Miranda.
Já no dia 7 de novembro, a primeira palestra “Apresentação de Negócios a Investidores: É preciso!” acontecerá às 9h e será ministrada pela diretora da Native Original Products, Rozana Trilha, sob coordenação da presidente da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami), Jane Moura.
A programação completa da SNCT pode ser consultada no site www.cienciaempauta.am.gov.br/
FOTO – NATHALIE BRASIL / AGECOM