Obras da nova Eduardo Ribeiro começam na segunda-feira

vão começar as obras de revitalização da av. Eduardo Ribeiro
vão começar as obras de revitalização da av. Eduardo Ribeiro
vão começar as obras de revitalização da av. Eduardo Ribeiro

Manaus – As obras de revitalização da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, começam na próxima segunda-feira, 5, no primeiro trecho que vai da rua Monsenhor Coutinho até a 24 de Maio. Nesta quinta-feira, 1°, representantes dos órgãos da Prefeitura de Manaus envolvidos no projeto se reuniram com lojistas para definir e detalhar a execução dos serviços.

O projeto, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi concebido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e detalhado pela empresa Laghi Engenharia, contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para desenvolver o projeto executivo de revitalização de avenidas.

De acordo com o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, o projeto é caracterizado pelo resgate do pavimento original da avenida Eduardo Ribeiro. “Com a retirada das camadas de asfalto da via, o nível das pedras originais, como as do tipo lioz e paralelepípedo, será elevado. Vamos reintegrar os paralelepípedos nos cruzamentos e faixas laterais próximas ao meio-fio. Na pista, eles serão complementados com paver (peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação intertravada)”, explica.

Obra seccionada

Os trabalhos serão divididos em etapas. O primeiro trecho da operação na Eduardo Ribeiro vai da Monsenhor Coutinho a 24 de Maio, deixando livre a passagem de veículos nas duas vias (Monsenhor Coutinho e 24 de Maio).  Nessa fase serão bloqueados os seguintes acessos da rua José Clemente para a avenida Eduardo Ribeiro e da rua Dez de Julho para a avenida Eduardo Ribeiro.

Antes e durante a interdição, agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) vão atuar no ordenamento do espaço para que seja causado menos impacto ao trânsito no local, sinalizando rotas e caminhos alternativos à população. As rotas alternativas já estão sendo definidas pelo órgão.

Segundo o presidente do Implurb, Roberto Moita, os tapumes para delimitar o perímetro da obra serão colocados de sarjeta à sarjeta na Eduardo Ribeiro. Sem comprometer a calçada. Inicialmente serão feitos os trabalhos de raspagem do asfalto, buscando recuperar os antigos paralelepípedos na via.

Os trabalhos na calçada só serão realizados após o fechamento das lojas, durante o período noturno. Já durante o dia, o trecho da calçada que estiver com obra em andamento será fechado com pranchões de madeira e o fluxo de pedestres ocorrerá normalmente.

Conforme o trecho for sendo finalizado na pavimentação e drenagem, a área será liberada. Na sequência, os trabalhos seguem para os demais quarteirões da Eduardo Ribeiro, descendo até chegar à avenida Marquês de Santa Cruz.

 

Comércio

O plano de execução da obra foi discutido e ajustado com representantes dos lojistas da Eduardo Ribeiro e com o Implurb. A participação dos lojistas nesse planejamento é importante para minimizar os impactos da obra e não causar prejuízos ao comércio, principalmente no período próximo que abrange duas datas importantes para o setor: o Dia das Crianças e o Natal.

De acordo com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM), Azury Benzion, o trecho entre a Monsenhor Coutinho e a 24 de maio concentra de 5% a 6% do comércio na Eduardo Ribeiro, portanto, representa o perímetro de menor impacto nesse primeiro momento.

A nova Eduardo Ribeiro tem orçamento de R$ 9,2 milhões, sendo os recursos provenientes do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), que compõe a estrutura do Implurb. A obra será executada pela empresa Progresso e os trabalhos serão fiscalizados pela Seminf.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.