Obra de construção da Avenida das Flores tem duas novas frentes

Manaus – A obra de construção da avenida das Flores ganha novo fôlego com a chegada do verão. Oito frentes de trabalho foram abertas pelo Governo do Amazonas para dar celeridade à obra do novo corredor viário da capital, que vai interligar a avenida das Torres, na zona norte de Manaus, à rodovia estadual AM-010.

O vice-governador do Estado, José Melo, visitou a construção nesta quinta-feira (11) para vistoriar o andamento dos trabalhos e afirmou que duas novas frentes de obra serão abertas.

A nova avenida das Flores terá uma extensão total de 11,1 quilômetros. Mais de 300 operários estão trabalhando na construção. A obra já está sendo executada no trecho entre a rua Fênix, na área conhecida como Baixada Fluminense, na Cidade Nova, e a AM-010, nas proximidades do quilômetro 22, após o aterro sanitário. Nesse traçado, o trabalho está na fase de drenagem profunda, construção de pontes e das galerias subterrâneas para passagem de água e esgoto e a terraplanagem. A etapa é uma das mais importantes e prepara o terreno para a pavimentação da pista.

“Estamos com a obra dentro do cronograma. Temos ainda dois trechos aguardando liberação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que está sendo providenciada. Concluindo isso, teremos mais dois outros canteiros de obras e iremos para dez. Essas frentes vão se encontrar e quando isso acontecer estará tudo feito ao longo do trecho”, frisou José Melo.

Segundo o vice-governador, além de ajudar a desafogar o trânsito na capital, a nova avenida das Flores terá impacto positivo na economia e deve estimular a ocupação planejada da cidade nos próximos anos. “Nosso Estado tem esse ano mais de R$ 8 bilhões em obras tanto na capital quanto no interior, e a avenida das Flores é uma dessas obras importantes para o desenvolvimento. Essa grande avenida, mas os dois outros eixos viários (Anel Viário Leste e Sul), vão dar fluidez ao trânsito e estimular o crescimento organizado da cidade. É um planejamento estratégico, pensando a Manaus de hoje para o futuro. Nossa cidade cresce muito. Essa grande avenida aqui, que tem grandes terrenos, vai permitir a expansão da cidade”, disse.

A avenida das Flores dará continuidade a Avenida das Torres, a partir da Avenida Timbiras, na Cidade Nova, zona norte. O trecho entre as avenidas Timbiras e a Noel Nutels, próximo ao Terminal de Integração da Cidade Nova, está em licitação. O traçado total vai da Timbiras, cruza a Noel Nutels, o Igarapé do Passarinho, as avenidas Margarita, no Nova Cidade, e Sete de Maio, no Santa Etelvina, e se interliga à AM-010.

A obra conta com recursos do Orçamento Geral da União, financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Governo do Estado. O investimento total é de R$ 221 milhões. A nova avenida contará com duas mãos de fluxo, um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, com um corredor exclusivo para o transporte coletivo. A obra deve ser concluída no segundo semestre de 2014.

(Agecom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.