Rio – O técnico Mano Menezes realizou ontem à tarde a convocação dos 23 jogadores da Seleção Brasileira para os amistosos contra Iraque, dia 11, na Suécia, e diante do Japão, dia 16, na Polônia. E duas foram as surpresas da lista: o retorno do meia Kaká, do Real Madrid, e a presença do zagueiro Leandro Castán, da Roma.
O último jogo do ex-são-paulino com a camisa amarelinha foi em 2010, nas quartas de final da Copa da África do Sul, na fatídica derrota para a Holanda. Daí em diante, lesões o afastaram das convocações. Anteontem, em amistoso pelos merengues contra o Millionarios, da Colômbia, Kaká fez três gols. Mano Menezes, porém, negou que o desempenho tenha interferido.
“A decisão foi anterior a isso. Um jogo não muda nada. As coisas devem ser mais consistentes. Jogadores como o Kaká, que passam pelo que ele passou, começam a se reinventar como jogador de futebol. Kaká vem treinando em uma posição um pouco mais adiantada no campo, essas são as informações que tenho. Não é a mesma função que o Oscar faz hoje”, explicou Mano.
Já o ex-corintiano foi lembrado pela primeira vez e celebrou. “É grande honra para mim. Vou fazer de tudo para não sair mais deste grupo”, comemorou Castán no Twitter. Durante a coletiva, Mano Menezes justificou a lembrança pelo defensor. “É jogador que chegou quando estava no Corinthians. Foi indicado por mim, se afirmou, fez temporada boa antes de ir para a Europa. Era jogador que havíamos pensado e estávamos observando para trazer. Vamos observá-lo neste novo convívio para ver se confirma esta condição.”
Entre questionamentos e justificativas sobre outros convocados – como o goleiro Victor, do Atlético-MG, que também volta após sequência longe da amarelinha – o treinador afirmou que não se sente pressionado a deixar o comando. “Não acho que tenha nada orquestrado contra o Mano Menezes. Penso que muito disso que está acontecendo é inerente a quem está no cargo”, disse Mano Menezes.
Dos atletas de clubes nacionais, o treinador explicou que levou um de cada time para não interferir na reta final do Brasileirão.