A Prefeitura de Manaus entregou na manhã desta quinta-feira (9), 16 vans e sete ambulâncias que irão compor a frota do SOS Vida. Também foram apresentadas 12 motos doadas pela Honda por meio de parceria público-privada. Os veículos estão completamente equipados e foram transformados em Motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o SOS Vida transporta pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas que precisam de tratamentos de saúde, como quimioterapia, radioterapia, fisioterapia, hemodiálise, além de pacientes transplantados, com problemas ortopédicos, paraplégicos que necessitam trocar sonda, entre outros casos.
Durante a entrega dos veículos, o prefeito Arthur Virgílio Neto destacou a amplitude do programa, com a chegada das novas vans e ambulâncias, que acabam com uma fila de espera de 200 pessoas que necessitam do serviço do SOS Vida e amplia de cinco para 16 mil atendimentos por mês.
“Nós temos agora sete vans e 16 ambulâncias que irão auxiliar no transporte dos pacientes que necessitam de mais atenção e outros que fazem tratamento de saúde, acabando definitivamente com as filas de espera. Isso acaba elevando a saúde de Manaus a um patamar maior”, disse Arthur.
Ele também destacou a parceria com a Honda, que doou as motolâncias, e se destaca como uma empresa do Polo Industrial de Manaus (PIM), bastante atuante na área social da cidade.
“A Honda já mantém uma parceria com o município em nosso restaurante popular e, agora, fez a doação dessas motos. É uma empresa que sempre tem sido parceira. Serve de exemplo para as outras que faturam conosco, com o suor de nossos trabalhadores e não têm nenhuma preocupação com Manaus”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, destacou a importância das motolâncias em uma cidade grande como Manaus. “As ambulâncias também sofrem com o trânsito que é um problema recorrente das grandes cidades, por isso a motolância tem um papel fundamental no atendimento, chegando mais rápido e evitando que alguém perca a vida pela demora no atendimento”, explicou.
O Samu oferece atendimento à população com 34 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), cinco ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), 10 ambulâncias para o transporte inter-hospitalar, sete ambulanchas do tipo USB, duas ambulanchas do tipo USA e, agora, soma 17 motolâncias.
Com a entrega dos novos veículos, o SOS Vida, que tem atualmente duas bases descentralizadas, conta, agora, com 13 ambulâncias e 24 vans. O atendimento é feito pelos telefones 3637-7777 ou 0800-092-0192, por meio dos quais os pacientes iniciam o processo de cadastramento no programa.
Fotos: Arlesson Sicsu/Semcom