Novo bairro Jorge Teixeira começa a surgir com o Prourbis

(Foto: Semcom)

As obras de revitalização promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), e que integram o Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) vem avançando, a cada semana, no bairro Jorge Teixeira, 3ª Etapa, zona Leste.

Realizado pela parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Prourbis está promovendo um resgate urbano e social que vai beneficiar os moradores que habitam o bairro.

Com previsão de entrega no dia 24 de outubro, aniversário de Manaus, o condomínio equivalente à área habitacional AH3, com 68 apartamentos, estará passando, até o dia 21 de setembro, por trabalhos de acabamento como a aplicação de revestimento em geral e execução do muro de fechamento. Também com previsão de entrega para a mesma data, os 20 apartamentos da área habitacional AH1-A estão recebendo assentamento de esquadrias e execução de contrapiso interno.

Nesta semana, as obras da área habitacional AH1 entraram na fase final de terraplanagem e execução de viga baldrame. Já os apartamentos duplex da área habitacional AH2 estão em plena construção. No local é possível ver a estrutura dos blocos de apartamentos onde os moradores vão morar e instalar estabelecimentos comerciais.

As obras das redes de drenagem e esgoto seguem avançando nas avenidas Carlos Braga e Itaúba e nas ruas Cupiúba e Traíra. Ao todo, mais de dois mil metros ou 66,83% das obras da rede de drenagem já foram executados. E mais de dez mil metros ou 49,10 % da rede de esgoto foram finalizados, dos quais 3,5 mil metros correspondem à rede condominial e ligações prediais.

Os trabalhos de pavimentação asfáltica da rua Caparari e Apapá B estão em fase de conclusão. Agora, as equipes prosseguem com a recuperação das calçadas, meio-fio e sarjetas das vias. Ainda na rua Caparari, o trecho de pavimentação com blocos intertravados será submetido às obras de execução de vigas de travamento e paver.

CONVIVÊNCIA

E na área destinada à construção dos equipamentos sociais – Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e as Creche – localizado na avenida Itaúba, os trabalhos de terraplanagem continuam. “Com essas estruturas sociais a população atendida pelo Prourbis terá garantida a atenção social próxima das suas casas”, disse o coordenador Geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

Sem praças e com poucos pontos de convivência social, o bairro que abriga mais de oito mil moradores vai ganhar, em breve, novas estruturas urbanas para o lazer e entretenimento da população. Iniciaram este mês as obras de infraestrutura para a construção de três praças que ficarão localizadas em pontos distintos do bairro e vão compor um cenário mais moderno e aconchegante para quem mora no Jorge Teixeira. Todas serão arborizadas e compostas de áreas de circulação, lazer e descanso, como passeios, parques e bancos.

A praça 01 ficará localizada entre as ruas Malvarisco e Jacaré e terá 12.197 metros quadrados. A praça 02 será instalada no trecho entre as ruas Traíra e Piaba, numa área de 4.258,23 metros quadrados. E a praça 03, com 1.741,75 metros quadrados, vai servir para o lazer e a sociabilização dos moradores.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.