Novas estratégias para o movimento indígena no Vale do Javari são discutidas

Com o tema “Levantando Demandas, Discutindo Necessidades e Definindo Prioridades”, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) promove, de 27 a 30 de julho, o Seminário dos Povos Indígenas do Vale do Javari.

O evento vai reunir lideranças tradicionais, pajés, líderes de movimentos sociais, professores e representantes de órgãos como a Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).

As discussões estão previstas para ocorrer na sede da Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari (FPEAVJ/Funai). A participação da Seind está centrada no objetivo de apoio ao fortalecimento das organizações indígenas, cujas ações estão explícitas na câmara técnica “Qualidade de Vida dos Povos e Comunidades Indígenas do Amazonas: Reafirmando direitos e na perspectiva das territorialidades indígenas”, do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A expectativa é que sejam reunidas 80 lideranças tradicionais e definidas novas estratégias do movimento indígena naquela região do Estado. O seminário deverá contar também com representes de instituições como a Funai, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Assistência Social (Seas), e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), entre outras.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.