Nova Airão vai receber vai receber Ações de Cidadania

A programação na cidade começa no próximo sábado
A programação na cidade começa no próximo sábado
A programação na cidade começa no próximo sábado

Novo Airão, AM – No próximo sábado (12), a partir das 9h30, o município vai receber uma ação de cidadania para atender a população. A realização do evento é do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM), Ouvidoria Geral do Estado, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Previdência Social (INSS), Sindicato da Pesca (Sindpesca), Superintendência da Pesca e Associação dos Garotos da Noite (AGN).

A ação acontecerá na Escola Estadual Balbina Mestrinho, localizada na rua Ademar de Barros, bairro Centro, e vai oferecer os seguintes serviços: emissão de documentos (Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho e Cadastro de Pessoa Física), Cadastro para Emprego, Agendamento e Orientação para solicitação do Seguro Desemprego, Atendimento Odontológico e Higiene Bucal através do Odonto Móvel, Exames de Glicemia, Aferição de Pressão Arterial, Distribuição de Preservativo e Palestras com esclarecimentos sobre Cooperativismo, Informações sobre direito do Cidadão, Prevenção e Promoção da Saúde, Orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, Seguro Defeso, Aposentadoria, Orientações sobre a Carteira do Pescador Artesanal e Informações sobre a Medida Provisória 664/665, entre outros.

“Com objetivo de levar cidadania e informação às comunidade menos favorecida e de difícil deslocamento, o Governo do Estado entende que se faz necessário ações diretas e imediatas, que possibilitem acesso da população aos serviços públicos e programas sociais, garantindo o acesso dos moradores a alguns serviços, ampliando o direito a cidadania e a confiança na família”, destaca Breno Ortiz, secretário da Setrab.

Benefícios e documentos necessários para solicitação dos documentos:

– CTPS Digitalizada:

A Carteira do Trabalho Digitalizada auxilia na realização de consultas sobre a vida profissional do trabalhador, como: saldo do fundo de garantia (FGTS), contagem do tempo de serviço, pagamento de abono salarial, além de que todo trabalhador terá seus dados profissionais registrados em um banco de dados do governo, onde estarão disponíveis informações de contratos de trabalho, que permitirá mais agilidade no pagamento de benefícios previdenciários e trabalhistas.

Para emissão da primeira ou segunda via da Carteira do Trabalho (CTPS), o interessado deve apresentar: Carteira de Identidade (CI), CPF, comprovante de residência, Titulo de Eleitor e a CTPS antiga (em caso de 2ª via).

– Agendamento para Solicitar o Seguro Desemprego

Para solicita o Seguro Desemprego o trabalhador deverá ter em mãos: Requerimento do Seguro Desemprego, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, Comprovante de saque do FGTS, Carteira do Trabalho, Carteira de Identidade, Cartão do PIS/PASEP, CPF, 03 Últimos contra cheques, Comprovante de residência e Comprovante de Escolaridade. E em caso de reclamação trabalhista, apresentar Sentença Judicial ou Homologação do acordo.

– Carteira de Identidade ou RG

Para solicitar a Carteira de Identidade é necessário: Certidão de Nascimento ou Comprovante de Residência e 03 fotos padrão para documento.

– Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Para o CPF é necessário a Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento para solicitar a 1ª via, e/ou Carteira de Identidade e o Titulo de Eleitor para solicitar a 2ª via.

Amazonianarede

 

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