No dia do índio a Aldeia Ponta Alegre virou sede administrativa de Barreirinha

Barreirinha – O Distrito de Ponta Alegre, uma das maiores aldeias da área indígena Sateré- Mawé no Rio Andirá com uma população de aproximadamente mil habitantes está no centro das atenções, ao ser transformada em sede administrativa do município de Barreirinha numa atitude louvável do Prefeito indígena Mecias Sateré, como uma forma de prestigiar o povo indígena Sateré- Mawé.

Essa importante data não é somente de comemoração, mas também de reflexão sobre a luta dos povos indígenas em busca de seus direitos relembrada neste dia 19 de abril.

“Sempre é um momento de alegria poder compartilar com nossos irmãos esse momento de alegria que está sendo realizado pelas lideranças indígenas com a presença do Legislativo e do Executivo municipal.

Deste e o dia 17 está acontecendo a XXII Assembléia do cConselho gGeral da tribo Sateré-Mawé e reúne lideranças indígenas do Rio Andirá, Rio Marau e do Waicurapá.

A Câmara Municipal de Barreirinha realizará sua sessão ordinária no referido distrito, A prefeitura de Barreirinha transformou o local como sede do município e muitos assuntos importantes estão sendo discutidos, entre eles, projetos sociais, educação, saúde, transporte, infra-estrutura, discussão territorial, e a entrega de embarcações às organizações indígenas.

A programação ainda terá o momento cultural com dança da mãe-mãe e o Ritual da Tucandeira, uma importante manifestação cultural indígena e torneios esportivos.

Fonte: baeturismo.net

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.