No Dia da Padroeira, “Lar das Marias” promove Café para angariar fundos

(Amazonianarede – Osny Araújo)

Os católicos que compareceram hoje, domingo, 8 de dezembro, feriado estadual em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, nas missas celebradas as 7 e 8:30 hs, encontraram no salão paroquial e pátio da Igreja Nossa Senhora dos Apóstolos, no D. Pedro, um concorrido e farto do café regional e um bazar de artesanato, promovido pela Casa de Apoio a Mulher com Câncer, também conhecida como Lar das Marias, para angariar fundos para a manutenção da instituição filantrópica, sem fins lucrativos.

O Portal Amazonianarede conversou com a voluntária Adelaide Machado Portela, presidente da instituição, que falou das dificuldades ao longo dos 7 anos de existência do Lar das Marias que dá apoio as mulheres com câncer de Manaus, interior do Estado e até de estados vizinhos. “A jornada é dura, mas graças a Deus estamos continuando com esse trabalho, que para nós, integrantes do grupo é muito significativo” – afirmou.

Ela afirmou que a instituição que hoje dirige, vive da bondade e solidariedade das pessoas que vem nos ajudando com doações ao longo desses 7 anos e assim o trabalhão vai tendo continuidade. “Graças a Deus, o “Lar das Marias” tem muitos amigos, pessoas comuns e empresários que nos ajudam a manter a instituição através de doações e ainda contamos com uma pequena ajuda do Governo do Estado através da Secretaria de Ação Social e assim, vamos dando continuidade ao nosso trabalho que é voluntário, mas muito prazeroso”.

D. Adelaide explica ainda que o “Lar das Marias” é uma associação sem fins lucrativos, fundada por mulheres voluntárias e sem vinculo político-partidário.

Ela afirma que a “luta contra a doença é muito árdua, maior ainda quando é travada longe de casa e dos familiares e amigos, mas quando existe um porto seguro, mesmo que seja temporário, as angustias são minimizadas e os dias se tornam menos pesadas e nos do integramos o Lar das Marias, queremos ser esse porto seguro para essas mulheres e trabalhamos muito nesse sentido”- diz Adelaide.

GUERREIRAS MARIAS

Essas mulheres que integram a Associação, que diariamente está presente na Fundação Cecom, no D. Pedro, se definem como “guerreiras Marias” e buscam ajudar de todas as maneiras essas mulheres, principalmente aquelas que chegam a Manaus de outras cidades do Amazonas ou estados vizinhos. “Isso não importa”. Estamos aqui para ajudar e todas precisam do nosso apoio, carinho, amor e solidariedade é por isso, que criamos esta Associação há 7 anos.

Adelaide Machado Portela garante que o lar de Marias está precisando sempre de mais parceiros, por isso, está de portas abertas para receber doações, com alimentos, material de limpeza, roupas ou se preferir em dinheiro, somente através de conta bancária.

ATIVIDADES

Pedimos que a presidente Adelaide explicasse com mais detalhes as ações desenvolvidas pela Associação e logo mostrou todas as atividades desenvolvidas pelas “Guerreiras Marias”.

Disse que a Associação Lar de Maria, oferecer para as mulheres com câncer, desde hospedagem a alimentação, inclusive para acompanhantes, isto para quem não reside em Manaus e tudo a custo zero.

Promovemos ainda a terapia ocupacional através de oficinas de artesanato, passeios externos, indo ao zoológico, shoppings, praças, áreas de lazer e ainda disponibilizamos transporte e promovemos eventos como este para angariar fundos.

A presidente do Lar de Maria termina a entrevista afirmando: “Nossa missão é abrigar mulheres portadoras de câncer, em situação de vulnerabilidade de Manaus, do interior do Amazonas e até de outros estados, que se encontrem sem condições de autossustento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.