Neste tempo de inverno, aumentam os casos de dengue no Amazonas

Manaus – FVS

Manaus – Apesar das ações que vem sendo desenvolvidas no Estado pelas autoridades sanitárias no combate ao mosquito da dengue, especialmente numa ação educativa para que a população tomem os cuidados necessários para evitar a proliferação dos mosquitos, especialmente sujeira nos quintais e águas paradas, pontos preferidos pelos insetos.

O fato, é que com a chegada do inverno, época propícia para a propagação da doença. Os casos de dengue aumentaram no Estado, tanto em Manaus como no interior.

Até o momento, de acordo com dados fornecidos pelos órgãos envolvidos nesse trabalho, 515 casos de dengue foram registrados desde janeiro, Manaus é a cidade com o maior número de pessoas com a doença no estado do Amazonas este ano. Depois vem Tabatinga, com 125, e Humaitá, com 23. O levantamento foi feito pela Fundação de Vigilância Sanitária e Saúde (FVS). Em todo estado são 726 casos.

Equipes da FVS estão monitorando 11 municípios com casos confirmados e os que ainda não tiveram a população contaminada. O período de chuvas no Amazonas favorece o aparecimento de focos do Aedes Aegypt, mosquito transmissor da doença.

De acordo com o diretor-presidente da fundação, Bernadino Claudio de Albuquerque, apesar de ser um período de aumento dos casos de dengue, a situação está sob controle. Para o combate à dengue, segundo ele, o estado conta com mil agentes de saúde, em Manaus, e 1.200, no interior, que orientam a população sobre como evitar a proliferação do Aedes Aegypt.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.