Nejmi Aziz destaca a importância de multiplicar as campanhas sociais para o Estado do Amazonas

Manaus – A quarta edição do “Encontro das primeiras-damas do Amazonas” enfatizou as campanhas sociais apoiadas pela presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz.

O destaque foi para a campanha de prevenção do colo do útero por meio do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), lançado no mês de março pelo governador Omar Aziz. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 17 de abril, no Salão Solimões do Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus.

A reunião contou com a presença das atuais primeiras-damas dos municípios amazonenses e de representantes femininas de diversos segmentos da sociedade. Na ocasião, as lideranças puderam também conhecer as ações desenvolvidas na capital e no interior por meio do FPS.

Nejmi Aziz comentou que a divulgação das informações dos projetos e das campanhas sociais são fundamentais para todo o Estado. “Esses projetos do Fundo de Promoção Social e as campanhas sociais são importantes porque ajudam milhares de famílias que precisam de oportunidades. E se todas as primeiras-damas realizarem o que fazemos na capital, com certeza o Amazonas estará falando a mesma linguagem”, disse a primeira-dama.

Mobilização – Com o objetivo de multiplicar as informações sobre o câncer do colo uterino, a médica ginecologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), Mônica Bandeira, fez uma explanação acerca da doença e da prevenção para as participantes. Na ocasião, ela ainda disse que será feita uma expressiva sensibilização para a adesão da vacina. “O governo estadual deve preparar uma cartilha para serem distribuídas nas escolas e comunidades para que os professores possam orientar os pais sobre a importância da vacina para suas filhas”.

Nejmi Aziz enfatizou a importância da participação das lideranças para que seja massificada a prevenção contra o HPV. “Os encontros são importantes porque acontecem essas trocas de conhecimento entre várias mulheres de várias áreas de atuação do Estado. E o importante de tudo é que todas as primeiras-damas levem essas informações sobre o HPV para suas cidades para concretizar as ações com a população”.

HPV – O Amazonas tornou-se o primeiro Estado brasileiro a oferecer gratuitamente a vacina. Serão mais de 90 mil meninas entre 11 e 13 anos beneficiadas em todo o Estado. O principal objetivo é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente entre a população feminina do Estado e também da região norte. Para o lançamento do programa, deverão ser adquiridas 270,1 mil doses da vacina, considerando que o esquema de imunização prevê três doses.

Produtivo – A primeira-dama do município de Beruri comentou que deve implantar novas ações na cidade. “O evento foi muito proveitoso porque consegui diversos conhecimentos e tive muita motivação para realizar projetos em minha cidade, desenvolvendo ações para melhorar a vida do povo de Beruri”.

Participando pela segunda vez da reunião, a primeira-dama da cidade de São Sebastião do Uatumã, Arizaneite Leite, disse que todos os anos aperfeiçoa o seu trabalho no município. “Essa iniciativa fortalece muito o meu trabalho em minha cidade. É muito promissor esse trabalho da primeira-dama Nejmi Aziz porque ajuda outras primeiras-damas a terem iniciativas para seus municípios”.

FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.