Navio da Marinha levou assistência de saúde à Parintins

Parceria levou atendimento de saúde à Parintins
Parceria levou atendimento de saúde à Parintins
Parceria levou atendimento de saúde à Parintins

Parintins, AM – Durante dois dias ( 21 e 22) julho, uma ação humanitária de assistência médica especializada e odontológica na comunidade pólo São João Batista do Jacú, na região do Rio Uaicurapá. Nos dois dias de consultas, no Navio Carlos Chagas, foram atendidas em torno de 2 mil pessoas em uma parceria da Marinha do Brasil, Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupamento de Busca e Salvamento Civil do Amazonas e da Prefeitura de Parintins por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A ação conta com um quadro de 12 profissionais, sendo quatro alunos de medicina, quatro médicos residentes e três professores médicos que prestarão serviço nas áreas de pediatria, pequenas cirurgias, ginecologia e clinico geral.

De acordo com secretária de saúde, Rainez Rocha, trata-se de uma ação importante para Parintins, mas principalmente para a região do Uaicurapá. Rainez ressalta que mais uma vez o prefeito Alexandre da Carbrás mostra preocupação com a população, através das parcerias estabelecidas. “Dessa vez foi com a Marinha do Brasil, Escola de Medicina da Unifesp e Grupamento de Busca e Salvamento Civil do Amazonas. Os atendimentos médicos irão beneficiar os moradores das 26 comunidades da região da calha do rio Jacú. É um marco para Parintins por se tratar de uma grande ação. É a primeira vez que a Marinha e Unifesp entram nesta calha e será a primeira de várias”, frisou a secretária.

O capitão de corveta da Marinha e comandante do navio Carlos Chagas, Flávio Firmeino dos Santos informou que o navio-hospital dispõe de dois consultórios odontológicos, dois consultórios médicos, um laboratório de exames básicos, uma sala de raio-x, sala de ultrassonografia, um centro cirúrgico para pequenas cirurgias e farmácia. “Esse parceria só vai beneficiar nosso irmãos do interior de Parintins”, destacou o capitão Firmino.

Para a médica e professora da Universidade Federal de São Paulo, Mary Salete, a integração entre os órgãos e entidades possibilitará  assistência médica de qualidade e cidadania para os ribeirinhos do município, além de mostrar para os alunos a realidade da região. “Saúde com dignidade, qualidade onde houver vidas: esse é nosso lema e é sempre um prazer poder contribuir com as famílias que necessitam de atendimento”, disse a professora.

A agente comunitária de saúde, Marilene de Souza Pereira, da comunidade Nossa Senhora da Saúde do Canarinho, destacou que é a primeira vez que as famílias daquela região recebem uma ação desse porte com tantos médicos especialistas em parceria com a Prefeitura de Parintins. “Nossa comunidade é de difícil acesso e assim fica mais fácil o atendimento”, disse.

O comunitário do São João do Jacú, Jucimar Souza, pontuou que os atendimentos só vêm atender a grande necessidade da comunidade na parte de atendimento médico. “Temos essa dificuldade e com todos esses profissionais teremos um atendimento melhor”, ressaltou. Para o agricultor Josias de Souza Melo, uma ajuda que vem de longe e chega em boa hora para os comunitários.

O coordenador do Grupamento de Busca e Salvamento Civil do Amazonas, Tiago Queiros, frisou que essa é uma ação institucional de atendimento onde foram somados esforços com a Marinha, Prefeitura de Parintins e Governo do Estado. “Outra ações estão em projeto para acontecerem nesta região. Esse é um trabalho piloto que deverá ser estendido”, frisou.

Amazonianarede-Gazeta de Parintins

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.