Manaus, AM – Um mutirão de limpeza foi realizado neste sábado (19) no prédio da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Manaus, em atendimento a Ação Cautelar ajuizada pelo Ministério Público Federal.
A ação, segundo a Secretaria de Estado de Cultura, ocorre para a retirada de entulhos, como parte do trabalho de salvaguarda do local.
A Sec informou que o trabalho é realizado por uma construtora, autorizada a realizar os serviços caracterizados através do Contrato nº 14/2017-SEC, com valor global de R$ 157.904,90.
Em junho, a juíza federal Jaiza Fraxe determinou que o governo do estado iniciasse trabalhos de manutenção no prédio da Santa Casa.
A magistrada determinou a execução de um plano de ações emergenciais pelo governo, com base em um documento já elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pela decisão, o Estado teria dez dias úteis para começar as ações.
Foi determinado que a SEC adotasse as providências para o cumprimento da determinação judicial.
Prédio abandonado
A Santa Casa está desativada desde 2004. O local funcionou como hospital filantrópico por mais de cem anos. Em 2014, a Rde Amazônica produziu uma série de reportagens no prédio.
Em seguida, o governo do Amazonas anunciou que transformaria o local em um centro de tratamento de câncer. No entanto, o projeto nunca saiu do papel e foi suspenso em abril deste ano.
Amazonianarede-G1